1 de dezembro de 2010

Considerações gerais sobre o CAB +8

O principal mérito apresentado no Encontro CAB +8 foi o esforço coletivo para promover a integração e gestão ambiental. Sem dúvidas, o ideal de integrar diferentes áreas para o propósito de preservação ambiental sempre é uma atitude respeitável. Essa metodologia é algo que o GEAMA apóia e que pretende continuar exercendo em seus projetos. O esforço de unir em um mesmo evento ONGs, profissionais especializados,pesquisadores,ambientalistas e comunidade em geral é algo enriquecedor, na medida em que permite a troca e o compartilhamento de experiências entre diferentes áreas, para assim sintetizar um novo saber ambiental.Entretanto, pelo que a nossa equipe presenciou, poderia ter ocorrido uma avaliação externa.
Em vista do volume de pessoas presentes ali – cerca de 4700 participantes, divulgado pelo próprio evento – poderia, de fato, haver uma pesquisa com a opinião do público participante o evento, e sobre eventuais “feedbacks” e ressalvas que os participantes possam ter. Maiores avaliações e comentários sobre o evento ( e as 7 edições anteriores ) somente eram feitas por pessoas da própria organização ou membros vinculados à Itaipu binacional. Mesmo com o evento já tendo seus méritos, essa receptividade a sugestões permitiria ao CAB se expandir ainda mais, visto que boas críticas (se construtivas ) tendem a acrescentar em pontos que talvez não estejam contribuindo totalmente para comunicar a proposta do evento da forma eficaz. Houve, por exemplo, poucas “oficinas” que são espaços importantes para discussão e síntese de novas idéias, muitos professores e pesquisadores presentes por lá, certamente teriam boas contribuições para a discussão.
Deslocar o foco de observação para uma posição mais integrada e holística do todo, é sempre um gesto válido para haver maior imparcialidade quanto ao tema debatido, no entanto tal objetividade somente é possível, quando se há troca de informações e novos diálogos possibilitando sugestões e debates da forma mais democrática possível. O CAB é um programa que deve ser observado, analisado e acompanhado como um indicador rumo a uma sociedade sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário