PROJETOS DE ATUAÇÃO DO GEAMA



http://geamauel.blogspot.com/

Cidade MAIS:
Um programa de transformação para Londrina*
Estamos propondo um experimento civilizatório sem precedentes em cidades do porte de Londrina. Pois entendemos que esta não poderá simplesmente continuar a ser como era apenas com algumas melhorias (esta forma tradicional de gerir uma cidade) melhorando apenas o existente, mantendo a seta numa única direção. Também não se trata de apenas organizar as cidades implementando a cultura do capital e do mercado pois este caráter expansionista e excludente gera uma cidade desigual.
Precisamos manter vivo o olhar crítico que permita não sermos engolidos numa cultura que separa tudo de bom a uns e tudo de ruim a outros. Nesse modelo em curso somente alguns ganham, se beneficiam do modelo de cidade, mas muitos perdem e não fazem parte deste modelo, está à margem, marginalizados, da cidade real e do poder público. Pois há cidades, dentro da cidade, para tanto necessitamos criar uma cidade que coletivamente queremos justa, completa para todos. Nesta dimensão entra em cena o poder público local constituído e o poder popular, há necessidade que haja uma sinergia, um empoderamento de ambos, em suas intenções complementares. Pois se assim não fizermos poderemos cair na estagnação ou na barbárie e, não desejamos isso, não queremos isso.
Queremos salvaguardar nossa história com questões que a todos interessam: não a fome, não ao desemprego, não a violência. Mas um sim a moradia, a cidade organizada, limpa e bela. Queremos possibilitar ao cidadão conhecer mais e melhor este propósito, com educação, saúde e segurança compatível em nosso viver, em conjunto com as manifestações culturais, artísticas, esportivas. Com a beleza de nossos fundos de vale, nossos córregos e rios e lagos. Isso tudo resultará num jeito de lidar com a vida, de tratá-la com respeito, cuidado com os direitos e deveres plenos no exercício da cidadania que ocorre todo o dia, o dia todo.
A cidade assim estruturada será regida por uma nova escala de valores que prevalecerá o coletivo, a solidariedade, a paz, a parceria e a participação. Percebe-se que neste sonho, sonhado imaginado, percorrido e concretizado todos ganham ninguém perde.
*Paulo Bassani gestor do Programa Cidade MAIS, Sociólogo
Publicado no BLOG do GEAMA - 19/05/2021



Neste espaço, divulgamos alguns projetos de pesquisa e extensão coordenados por professores parceiros e que de alguma forma acrescentam muito ao formato do nosso trabalho, assim como aos debates realizados. Confira:



# Projeto de Pesquisa (em andamento 
2014-2017): ALFABETIZAÇÃO VISUAL PARA A MITIGAÇÃO DE DANOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: REFLETINDO SOBRE O ASSUNTO COM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO ()
Coordenadora: Profª. Drª. Patrícia de Oliveira Rosa da Silva - Departamento de Biologia Geral - CCB/UEL
Contato: porosa.silva@gmail.com

Resumo do projeto

Este projeto integra atividades do grupo de estudo semiótico em educação ambiental (GESEA) da UEL e trata de uma resposta da universidade às demandas socioambientais de uma relevante temática dos tempos atuais: a geração e o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU) no espaço da municipalidade. A proposta consiste em levar este assunto às salas de aula do Ensino Médio da rede pública paranaense de londrina e, na perspectiva da colaboração, estabelecer uma parceria de trabalho entre pesquisadores, professores e estudantes. Será desenvolvido um processo de alfabetização visual, que auxilie, de alguma maneira, na mitigação de danos ambientais provenientes da geração desenfreada de RSU. Com o conceito de símbolo da semiótica peirceana, pretende-se investigar, nas representações imagéticas propostas pelos grupos de estudantes, quais serão os signos simbólicos de maior e menor recorrência no discurso ecológico do tema. Almeja-se analisar as diferentes leituras feitas pelos participantes, tanto as evocadas de representações hegemônicas como as suscitadas de representações inventivas. Para a análise dos dados sobre reelaborações e leituras de imagens, a abordagem predominante de pesquisa é de cunho qualitativo, cuja metodologia de interpretação insere-se nos preceitos da teoria da análise de conteúdo. Os resultados serão de ordem formativa e espera-se o desenvolvimento de representações imagéticas de tipos diversos, refletindo profundamente sobre as questões socioambientais que o assunto demanda.


# Projeto de Pesquisa (em andamento 2014-2017): A PROPRIEDADE PRIVADA E SUA PROTEÇÃO AMBIENTAL
Coordenadora: Profª. Ms. Daniela Braga Paiano
 - Departamento de Direito Privado - CESA/UEL
Contato: danielapaiano@hotmail.com

Resumo do projeto
Ao se estudar o Direito das Coisas, os alunos passam pelos institutos da proteção da posse e propriedade. Um ponto a ser abordado seria a função social que esta propriedade exerce na sociedade atual. O presente projeto analisará, portanto, institutos do direito privado sob uma perspectiva ambiental, analisando-se matérias concernentes aos princípios constitucionais protetivos ao meio ambiente e os que permitem a exploração da atividade econômica, em consonância com os princípios que regem o Código Civil atual. Portanto, o estudo do Art. 225 e 170 da Constituição Federal com as regras gerais do Código Civil, em especial no direito das coisas que tutela a função social da propriedade, verificando temas relacionados à sustentabilidade. O conteúdo da função social (art. 182, p.2 e 186 da CF) importa em limitação interna, positiva do direito de propriedade, condicionando o exercício e o próprio direito. Lícito é o interesse individual quando realiza, igualmente, o interesse social. Cumpre ainda destacar a harmonia que o direito de propriedade deve ter com a preservação do meio ambiente. A fase atual é marcada pela passagem da Constituição para o centro do sistema jurídico, de onde passa a atuar como o filtro axiológico pelo qual se deve ler o direito civil. O projeto abordará, também, a temática do dano ambiental, estudando-se institutos da responsabilidade civil para a proteção do dano ao meio ambiente e qual tem sido o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça? STJ, diante de tal fato. Será relevante também para este projeto estudar institutos da Lei de Resíduos Sólidos com relação ao que fazer com os resíduos gerados pelas empresas e a proteção do direito do consumidor. Importante destacar, por fim, que tal estudo será como marco temporal, a Constituição de 1988, passando pelo Código Civil de 2002 até os tempos atuais. Como marco espacial, tendo em vista que faremos análise de julgados do STJ, será analisada essa aplicação da lei, pelas decisões do STJ no Brasil.

# Projeto de Pesquisa: DIREITO À MORADIA: APLICABILIDADE E EFETIVIDADE DOS INSTRUMENTOS JURÍDICOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA/PR
Coordenador: Prof. Dr. Miguel Etinger de Araujo Junior – Departamento de Direito Público - CESA/UEL - SALA 418, encontros a cada 15 dias, iniciando no dia 25 de Abril de 2012, das 17:45 às 19:00 horas.
Contato: miguel@uel.br


Resumo do projeto
Um dos pilares de uma sociedade justa no mundo moderno é a satisfação dos interesses individuais e coletivos daqueles que a compõe. Dependendo do grau de desenvolvimento econômico, cultural e social de cada sociedade, estes interesses ganharão uma maior ou menor amplitude. No entanto, existem determinados direitos que constituem um mínimo para uma vida digna de cada pessoa, implicando em uma obrigação desta mesma sociedade e do Estado que a representa adotar mecanismos que permitam o alcance daquele mínimo. Ressalte-se que este mínimo não está relacionado com a idéia de sobrevivência, mas a vivência de uma forma humanamente adequada. Dentre estes direitos, o de ter uma moradia adequada tem-se constituído a base para a satisfação de outros direitos chamados fundamentais. Impondo-se este dever de viabilizar uma moradia digna para toda a população, será na satisfação deste interesse para a camada mais pobre economicamente que o Estado deverá construir mecanismos eficazes de promoção do direito à moradia, que encontra sede constitucional. Neste sentido a adoção de políticas públicas voltadas para este mister deve levar em consideração, dentre outros fatores, o adequado manejo dos instrumentos jurídicos voltados para este direito. Assim, o estudo crítico de como estas políticas e instrumentos vem sendo utilizados, em especial na Região Metropolitana de Londrina/PR, constitui-se um eficaz mecanismo na busca da efetivação do direito á moradia. A pesquisa será realizado por meio de um aprofundamento do referencial teórico no âmbito do planejamento habitacional, formulação e implementação de políticas públicas e respectivos mecanismos jurídicos, confrontado com uma análise das bases de dados existentes e da realidade na referida Região Metropolitana, buscando-se ao final contribuir para uma melhor atuação do Estado e da sociedade.


# Projeto de Pesquisa: LICENCIAMENTO AMBIENTAL NAS RELAÇÕES EMPRESARIAIS. ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOB O ENFOQUE INTERDISCIPLINAR ECONÔMICO, GERENCIAL E JURÍDICO
Coordenador: Prof. Dr. Miguel Etinger de Araujo Junior – Departamento de Direito Público - CESA/UEL - SALA 418, encontros a cada 15 dias, iniciando no dia 02 de Maio de 2012, das 17:45 às 19:00 horas. 
Contato: miguel@uel.br

Resumo do projeto
Tem-se verificado atualmente alguns questionamentos por parte das empresas quanto à definição de parâmetros razoavelmente seguros que possam levar a um planejamento adequado de suas atividades. Um destes questionamentos diz respeito ao licenciamento ambiental. Por parte dos órgãos licenciadores, pode-se verificar a falta de estrutura técnica e pessoal para exercer as mais diversas atividades de licenciamento, envolvendo novas e antigas tecnologias. Quando não há este empecilho, a falta de conhecimento por parte das próprias empresas também pode dificultar uma adequada proteção ao meio ambiente. Este cenário não contribui para a efetivação de princípios inseridos no seio da sociedade, como a busca do meio ambiente equilibrado, o incentivo adequado à livre iniciativa e a solidariedade intra e intergeracional. Esta pesquisa interdisciplinar poderá clarear o cenário atual de incertezas, contribuindo para uma melhor compreensão do tema, na medida em que pretende abordar o tem sob os aspectos econômico, administrativo e jurídico. O projeto pretende identificar quais as principais dificuldades por parte dos empreendedores e dos órgãos ambientais sobre a necessidade ou não de se obter o licenciamento ambiental, a definição da competência para definir qual é o órgão competente para o licenciamento, qual deve ser seu conteúdo, e como este fator influencia na própria sustentabilidade das empresas. E a partir deste diagnóstico, procurar apresentar respostas concretas a tais questionamentos. O problema e ser estudado, portanto, tem como base o licenciamento ambiental nas diversas esferas da Federação Brasileira, sua relação com a atividade empresarial e gerencial, bem como a necessidade de se buscar conceitos bem definidos cientificamente (o que é, quem deve solicitar, quem deve licenciar, qual o conteúdo mínimo das licenças), e que dêem suporte a uma atuação integrada da empresa, do Estado e da sociedade na busca de um meio ambiente equilibrado.

# Projeto de pesquisa: ECOLOGIA E MANEJO DE ABELHAS INDÍGENAS SEM FERRÃO (HYMENOPTERA: APIDAE: MELIPONINAE) NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MONTE SINAI, MAUÁ DA SERRA, PR
Coordenador: Edson A. Proni - Departamento de Biologia Animal e Vegetal - CCB/UEL
Contato: proni@uel.br


Resumo do Projeto
Os objetivos do projeto serão a montagem de um meliponário para criação de abelhas indígenas (meliponicultura) na Unidade de Conservação Monte Sinai, Mauá da Serra, PR. e desenvolver um processo de reintrodução nesta Unidade, bem como realizar atividades de educação ambiental como palestras, encontros, minicursos e visitas ao meliponário, para mostrar a importância dessas abelhas no manejo e preservação dos ecossistemas locais, ressaltando o equilíbrio do fluxo de energia nas cadeias tróficas. Também auxiliar futuros projetos de que tenham a finalidade de produzir mel e própolis de abelhas indígenas para fins medicinais. Assim, com o referido projeto esperam-se resultados que possam dar uma melhor orientação no desenvolvimento de estudos futuros destinados a melhor conhecer distribuição e ocorrência dessas espécies de abelhas e o potencial das mesmas.


# Projeto de pesquisa: PRESERVAÇÃO DE ABELHAS INDÍGENAS NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO RPPN MONTE SINAI,MAUÁ DA SERRA PR:CAPACIDADE DE SOBREVIVÊNCIA E DIFERENTES CONDIÇÕES AMBIENTAIS
Coordenador: Edson A. Proni - Departamento de Biologia Animal e Vegetal - CCB/UEL
Contato: proni@uel.br


Resumo do Projeto
O projeto tem por finalidade o monitoramento e a reintrodução de ninhos de abelhas indígenas sem ferrão durante a operação de resgate de fauna da Usina Hidrelétrica - Mauá, em sua etapa “desmate para o canteiro de obras”. Os ninhos serão transferidos para a rppn monte sinai onde serão acomodados aqueles que estiverem em condições de se manterem de uma forma mais independente. Paralelamente será realizado um monitoramento constante para a alimentação em períodos de necessidade e também para a averiguação de ataque de parasitas e outras abelhas pilhadoras. A reintrodução é primeiramente um resgate de espécies que podem ser importantes para o equilíbrio de um ecossistema e será efetuada com critérios referentes ao levantamento de espécies já realizado em projeto anterior. As abelhas indígenas estão lentamente perdendo terreno para as abelhas africanizadas que, além de serem extremamente agressivas e invasoras, contam também com a colaboração dos apicultores que vão favorecendo cada vez mais o domínio desta espécie exótica.


# Projeto de pesquisa: ANÁLISE QUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE MÉIS E PRÓPOLIS DE ABELHAS INDÍGENAS SEM FERRÃO (HYMENOPTERA: APÍDAE)
Coordenador: Edson A. Proni - Departamento de Biologia Animal e Vegetal - CCB/UEL
Contato: proni@uel.br

Resumo do Projeto
Alguns estudos mostraram que produtos naturais como méis e própolis de abelhas apresentam atividade antimicrobiana. Neste trabalho serão estudadas as características químicas e o efeito antimicrobiano de méis e própolis produzidos pelas abelhas indígenas sem ferrão Melipona quadrifasciata, Tetragona clavipes, Plebeia doryana, Scaptotrigona postica e Sbipunctata. Tais atividades serão testadas contra bactérias patogênicas Staphyloccoccus aureus,Staphylococcus epidemidis. Salmonella enterica (enteritidis), Escherichia coli e pseudomonas relação à sensibilidade diante os compostos estudados. Além disso, serão isolados, purificados e identificados os princípios ativos presentes nos diversos produtos das abelhas sem ferrão, que apresentem tal atividade biológica. Os resultados poderão contribuir para futuros estudos das áreas de ecologia e preservação de abelhas nativas, bem como análise química e caracterização desses produtos e suas aplicações na microbiologia com possibilidades de uso potencial na medicina humana e veterinária. Além disso, novos produtos antibacterianos poderão tornar-se uma boa alternativa para a antibioticoterapia convencional, diminuindo os efeitos colaterais e o custo de produção dos antimicrobianos.

Projeto de pesquisa: ACTION OF PYRETHROID INSECTICIDES ON THE RESPIRATORY METABOLISM OF Trigona spinipes (FABRICIUS, 1793) (HYMENOPTERA: APIDAE)
Autores: Oilton J. D. Macieira, Edson A. Proni, Juliana Benassi Marinho, Juliana Rodrigues Casoni.
Instituição: Universidade Estadual de Londrina.
Contato: CCB-BAV Campus Universitário, C.P. 6001, CEP 86051-900, Londrina, PR, Brasil.
Email: macieira@uel.br 

Resumo do Projeto
The pyrethroid insecticides are currently the most widely used because they have low acute toxicity in mammals and non-persistence in the environment. Despite the advantages it is known that pyrethroids are not selective and also eliminate the non-target organisms. Oxygen consumption is a quantitative expression of the physiological activity of an organism can be used as an indicator of the physiological effect of an insecticide on an insect. Trigona spinipes, known as arapuá is a stingless bee species that can be considered efficient pollinators of crops such as onions, garlic and many other cultures. The technical compounds Ripcord, Talcord and Belmark were applied topically in pronotum bees in doses corresponding to the lethal dose to 50% of a sample and the oxygen consumption was determined by Warburg apparatus. The results showed that all the compounds caused an immediate increase in respiratory rate and over time caused a decline of the breathing causing the death of the bees.
Palavras-chave: insecticides - stingless bees - respiratory rate - pyrethroids - oxygen consumption.
Apoio: PROPPG UEL LONDRINA, FAPESP