O que é o Geama?






Prof. Paulo Bassani e Prof. Nelson Tagima 
Os precursores do GEAMA 
2003

O GEAMA constitui-se em um grupo de estudos e pesquisas ambientais em que, através de encontros mensais, preocupa-se em reunir de maneira interdisciplinar pesquisadores, ambientalistas, estudantes e militantes que queiram compreender melhor o meio ambiente em suas inúmeras dimensões. Fundado em 2003 a partir de um grupo de professores e alunos que se reuniam no CCH/UEL para estudar e debater a temática ambiental.
É um lugar em que todos têm a palavra, em que todos lêem e escrevem o mundo. É um espaço de trabalho, pesquisa e extensão, exposição de práticas e vivências que possibilitam a construção coletiva do conhecimento sobre o meio ambiente.
É um lugar onde se edifica a emancipação através da ampliação de consciência e práticas solidárias na construção de um mundo sustentável.
Nas palavras de Paulo Freire, pode-se resumir a dinâmica do GEAMA: “Em lugar de professor com tradições fortemente ‘doadoras’, o coordenador de debates; em lugar de aula discursiva, o diálogo; em lugar de aluno com tradições passivas, o participante do grupo”. (Educação como prática de liberdade, 1999, p. 111).
O GEAMA tem seu desenho próprio em 2007, na sua 4º edição, consolidando-se como grupo reflexivo e crítico que alimentado pela sua história e prática constrói trilhas enquanto pesquisador, extensionista e educador ambiental. O clima de cooperação interna entre seus membros possibilita uma reflexão profunda sobre os significados das práticas e sobre o alcance dessas no conteúdo sócio-ambiental nas quais estão inseridas.
         No GEAMA desenvolvemos leituras e análises de textos, fotos, de forma a estimular o debate, o conhecimento e a consciência ambiental. Quando possível, realizamos trabalho de campo, com a perspectiva de integrar a reflexão teórica e práticas ambientais locais e no entorno da Universidade. 


Para maiores informações entre em contato com a gente - geamauel@gmail.com