Usina de Ideias

   Usina de ideias 

Apreendendo e levantando ponderações sobre a vida e o mundo na alta modernidade”

com Paulo Bassani



USINA DE IDEIAS


XVIII - “O pertencimento somente nasce com o aprendizado de uma identidade, com a elucidação de uma compreensão e participação concreta da vida associada no coletivo do território onde vive. Seu cotidiano e seus sonhos futuros realçam as formas de sociabilidade na qual percebe e no qual vivencia. Não é tarde para construirmos utopias, mas elas somente nascem e se firmam, com sentimento e o consentimento coletivo. Não basta terra roxa é preciso coração vermelho que sangra para com os seus, desalentados e não incluídos que formaram e formam a região, em seus construtos identitários. Hoje um construto, amanhã uma realidade do viver coletivo”.

Paulo Bassani inverno de 2021- http://geamauel.blogspot.com/p/usina-de-ideias.html





USINA DE IDEIAS

XVII “A sustentabilidade somente irá se instalar dentro de um padrão civilizatório com novos princípios e valores determinantes da vida humana. Isso implica condições matérias e condições subjetivas, ou como queiram outros, da sensibilidade, espiritualidade que se encontra na profundidade da natureza humana. Enquanto lutarmos para a superação desta era brutal em curso, não poderá emergir a sustentabilidade original que é dialógica, horizontal, holística, e profunda.

A sustentabilidade não faz parte da história oficial, ela sempre esteve com a história oculta, das minorias. Buscar a sustentabilidade implica, num primeiro movimento, em compreender, negar e resistir e, num segundo momento, em abrir-se para o novo como quem adentra um território desconhecido, onde cada descoberta é construída no dialogo entre todos os envolvidos, e assim ela se concretiza no envolvimento, acolhimento e  pertencimento”.           

Paulo Bassani inverno de 2021– http://geamauel.blogspot.com/p/usina-de-ideias.html




USINA DE IDEIAS

IV -“Somos natureza. Porém nosso tamanho diante dela é tão pequeno que imaginamos estar no comando. Doce ilusão! Ela esta nos testando para ver até onde vamos com essa lógica dominadora, destruidora de todo conjunto de vida micro e macro que possibilita nossa vida humana. Sabemos muito pouco da lógica da natureza, mas compreendemos hoje que a nossa lógica reproduz algo muito estranho. Uma experiência antropocêntrica reduzida que nos cegou de entender as demais experiências vivas.
                                                                                                                                             Paulo Bassani - outono de 2021            




III - “Ler é um ato de consciência humana imaginativa e criativa. A leitura possibilita ampliar nossa humanização. Por isso que os conservadores, não lêem, não admiram o saber que a leitura desperta. Possuem, lá no fundo, um receio de que o conhecimento lhes abra janelas que se encontram cerradas pelos pré-conceitos que a vida lhe proporcionou. Isto porque a busca pelo conhecimento se transforma em um instrumento de nossa identidade, de seres que não aceitam a ignorância e a estupidez traduzida no cotidiano de hoje.”  

 (Paulo Bassani, outono de 2021)



I- "Se as ideias que tínhamos no século passado não se concretizaram no início do século XXI, temos agora uma nova oportunidade, apurada pela pandemia, de novamente fertilizar nossos sonhos e agora não mais pensar em séculos e sim numa nova década que se inicia. Não com os mesmos erros, mas os acertos utópicos inspiradores do novo”

Paulo Bassani sociólogo e ensaísta - outono de 2021


II“Podemos dizer que nós seres humanos somos seres compostos por elementos físicos, químicos e biológicos. Mas te digo que somos feitos de sonhos de utopias que desde um longo passado nos que nos levou a esta situação e, que, agora novos sonhos e utopias poderão nos levar a outra, antes que os elementos naturais originários determinem nosso fim.”
Paulo Bassani filósofo e Sociólogo - outono de 2021
http://geamauel.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário