24 de agosto de 2016

IV Café, Prosa e Educação Ambiental - CafEA

No dia 12 de agosto de 2016, foi realizado, no Centro de Educação Ambiental localizado no Parque Arthur Thomas (Londrina - Paraná), o IV Café, Prosa e Educação Ambiental – CafEA. O evento contou com a presença de representantes de órgãos públicos do Estado e do Município, professores da rede pública de ensino, representantes de empresas, representantes de ONG’s que atuam no município de Londrina, docentes e discentes da Universidade Estadual de Londrina – UEL e a equipe do Grupo de Estudo Avançados sobre o Meio Ambiente - GEAMA.
O objetivo do evento foi proporcionar um ambiente de aprendizagem, troca de informações entre pessoas que trabalham com educação ambiental e interessados no tema, visando o processo de consolidação da Rede de Educação Ambiental. Para que tal objetivo fosse alcançado, foram realizadas, em forma de rodízio, quatro oficinas que proporcionaram trocas de experiências entre todos os participantes. Os ofertantes das oficinas foram representantes do Instituto Ambiental do Paraná – IAP, Secretaria Municipal do Ambiente – SEMA, GEAMA e a ONG Emaús Sustentabilidade.
O IAP proporcionou aos participantes do CafEA, a realização da “Trilha Inusitada”, na qual foram demonstradas duas realidades de meio ambiente para a reflexão acerca daqueles em que vivemos. À esquerda da trilha, foi representado um ambiente preservado e, à direita, um totalmente poluído por ações dos seres humanos.
Imagem 1: Trilha Inusitada
Fonte: Larissa Chaline Lopes Lima.

A ONG Emáus Sustentabilidade ensinou, passo-a-passo, a manipulação de um repelente contra insetos com produtos naturais à base de cravo e citronela mergulhados em álcool. Ao final, cada participante pode levar seu frasco para a casa.

IMAGEM 2: Confecção de repelente.
Fonte: Larissa Chaline Lopes Lima.

A SEMA demonstrou o processo de poluição de uma bacia hidrográfica, intensificado com o processo de urbanização, através da oficina “Ilusão das águas”. Para a demonstração didática, o responsável pela oficina utilizou um aquário com água limpa, no primeiro momento, para melhor visualização da poluição, que foi demonstrada com a inserção de terra naquele ambiente, fazendo alusão ao assoreamento, também foi apresentada a poluição por descarte de esgoto, óleo e por resíduos sólidos urbanos. Ao final dessa prática, foi possível visualizar um ambiente totalmente poluído e uma discussão foi aberta sobre os agentes responsáveis por essa poluição, possíveis medidas reparadoras e preventivas.

IMAGEM 3: Oficina Ilusão das águas.
Fonte: Larissa Chaline Lopes Lima.

O GEAMA participou sendo um espaço exibidor da 7ª Mostra do Circuito Tela Verde (Ministério do Meio Ambiente). Foram exibidos dois curtas com o tema Recursos Hídricos - “Nascentes” e “DO Alerta”, produzidos por estudantes de duas escolas do Espírito Santo.  O primeiro curta apresenta alguns cuidados que deve se tomar para preservar as nascentes,  para isso conta com entrevistas de moradores da zona rural, técnicos e especialistas no assunto. O segundo curta, tem formato de um programa jornalístico que aborda de uma maneira bem humorada a crise hídrica.

            IMAGEM 4: Discussão acerca das temáticas dos curtas.
Fonte: Larissa Chaline Lopes Lima.

O evento proporcionou a interação entre interessados em promover a educação ambiental e gerou reflexões sobre as práticas ambientais cotidianas. O próximo CafEA será dia 18 de setembro, no Lago Igapó, com o “Abraço da Paz no lago”.
Venha conosco participar desse movimento em prol da educação ambiental.

Texto elaborado pela estudante extensionista Princielle Souza, do curso de Geografia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário