Ocorreu na ultima sexta feira, 22 de Julho, o segundo encontro GEAMA - Edição Palestras de 2016 no CCH - UEL. Foram apresentados, por três palestrantes, as ações, os desafios e o planejamento no âmbito da educação ambiental em suas instituições.
A palestrante Carolina Cosmo Lopes, Administradora, participa do movimento Emaús e Sustentabilidade, no qual realizam ações em vários locais do mundo, tal como recolhimento de doações de livros, roupas, eletrodomésticos, móveis, etc, para a realização de bazares. Promovem cursos de capacitação sobre reutilização e reciclagem dos mais variados materiais, O trabalho é realizado por pessoas com dificuldade de inserção no mercado de trabalho.
Cada grupo do Emaús atua de forma diferente na realização de campanhas de arrecadação. Na Europa, por exemplo, há cooperativismo entre moradores locais e imigrantes. Carolina busca trazer o movimento para a cidade de Londrina e tem como principais objetivos a promoção de empregos, ações socioeducativas, reforço escolar multidisciplinar para crianças de 9 a 14 anos, capacitações e trabalho associado a cooperativas de reciclagem. Ocorrerá uma assembléia geral para a discussão da fundação no dia 06/08 as 14 horas no CCH - UEL. Para mais informações sobre o movimento, acesse: www.emmaus-international.org.
O segundo palestrante foi Gustavo Marconi, Geografo, representante do Grupo Escoteiro Verde Vale de Londrina. O escotismo, fundado em 1907 na Inglaterra por Robert Baden-Powell é um movimento juvenil mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. É caracterizado por ser uma grande instituição promotora da educação ambiental, "O conhecimento da natureza é o princípio básico para o entendimento do mundo" Baden-Powell. Através da amizade, trabalho comunitário e educação ambiental os escotistas buscam a paz no mundo, sempre tentando tornar o ambiente um pouquinho melhor que foi encontrado.
No Brasil, o escotismo é representado pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e o tema trabalhado em 2016 é "A Biodiversidade que nos une". O aprendizado é realizado através da vivência e conquista de especialidades (distintivos). Um deles é a insígnia mundial do meio ambiente, que inclui conhecimentos sobre ar e água; hábtats e espécies; substancias perigosas; melhores práticas ambientais; riscos ambientais. O escoteiro é bom para os animais e plantas é a sexta lei do escotismo. Saiba mais em: www.escoteiros.org.br.
A terceira palestrante foi Carla Hayashi, Psicóloga, que desenvolve sua pesquisa de mestrado na ONG Associação Mãos Estendidas (AME), entitulada: "Desenvolvimento Sustentável como Responsabilidade da Psicologia. Envolve o tratamento de resíduos sólidos quanto à apreensão e comportamentos desejáveis e tem como objetivo principal desenvolver e instalar uma prática cultural em relação aos resíduos sólidos com crianças de 5 a 10 anos no Bairro novo Amparo, localizado na periferia de Londrina. Tem como ações a implementação de lixeiras no bairro, descarte adequado, aplicação da coleta seletiva, compostagem, plantio de árvores frutíferas e capacitação de funcionários da escola local. Carla aponta que as crianças são muito receptivas às atividades e apresentam bons resultados na perspectiva de mudanças comportamentais em favor do meio ambiente. Saiba mais em: www.maosestendidas.org.br
Na conclusão do encontro, foram levantados alguns pontos recorrentes na área da educação Ambiental pelos participantes, tais como:
- Há eficiência técnica, porém há deficiência sociocultural sobre ações ambientais;
- A Educação Ambiental é inerente à classe social;
- Existe terceirização da responsabilidade ambiental em diversos setores;
- A virtualização como inimiga da experimentação ambiental para crianças;
- A grande importância da troca de informações socioambientais entre movimentos e instituições.
Texto do estudante extensionista: José Vitor Circhia.




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