4 de outubro de 2015

Alimentos orgânicos e horta comunitária: por uma vida mais saudável



Patrícia de Oliveira Rosa da Silva, professora de ciências biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), conversou com a gente sobre o que são alimentos orgânicos e como uma horta comunitária pode ajudar em nosso bairro e em nossa vida.

Jornal InformAção: O que são alimentos orgânicos?
Patrícia: Alimentos orgânicos são aqueles que estão livres de agrotóxicos. Eles são cultivados de uma forma equilibrada na horta para que não seja necessário utilizar veneno.

J.I.: Existem algumas hortas comunitárias. Como elas são definidas?
P: A horta comunitária permite o trabalho de várias pessoas da comunidade. Pode ser a horta da rua, da quadra, do bairro… Ela permite que se faça um rodízio de trabalho. Na hora da colheita, é feita uma distribuição para aqueles que estiverem interessados em ajudar e se beneficiarem disso. Vai ser perceptível todo o movimento dos moradores em prol dessa horta e a aproximação entre eles começa a ser mais efetiva. Se responsabilizar por essa horta também é um benefício, que ajuda no crescimento dos moradores.

J.I.: Como é o processo de montagem de uma horta comunitária? 
P: Tudo vai depender de qual terreno os moradores vão usar: de quem é o terreno? O dono permite a utilização? É propriedade privada ou é de uso comum e coletivo dos moradores? Saber isso é necessário para ver que medidas serão tomadas para essa situação. Além disso, deve ser feito o diagnóstico desse terreno: medir, ver onde o sol nasce e ver como está a situação da terra. É trabalhoso, mas eu não vejo desvantagem em tudo isso. Só tem benefícios. Uma reunião para decidir como cuidar dessa horta, como plantar e como cercar também é importante.

*Fonte: http://projetodist.tumblr.com/search/patr%C3%ADcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário