Arapongas: Observatório Ambiental vai começar atividades pelo Parque dos Pássaros
O Observatório Ambiental de Arapongas (OAA) está iniciando seu calendário de atividades para 2014 através do Parque dos Pássaros. “A ideia de dar prioridade para o Parque dos Pássaros foi uma proposta feita pelo Observatório à direção da Escola Municipal Júlio Savieto e imediatamente aceita. Tanto a comunidade escolar quanto as famílias que residem nas proximidades estão preocupadas com a situação de abandono em que se encontra aquele que já foi um dos mais belos cartões de visita da cidade”, afirma a advogada Sandra Gasparotti, presidente do OAA.
Diretores da entidade já estiveram reunidos nos últimos dias com o prefeito Antônio José Beffa, cobrando melhorias no Parque. O prefeito informou que é meta da administração investir na melhoria dos parques, mas alegou falta de recursos e reclamou do excesso de burocracia nos processos de licitação. No segundo semestre do ano passado, alunos e professores da Escola Júlio Savieto, em parceria com o Foto Clube Arapongas (Focar) e outras entidades, deram um abraço simbólico no lago do Parque dos Pássaros. A reclamação geral é contra a sujeira, a deterioração da estrutura do parque e a presença de usuários de drogas até mesmo à luz do dia. “Já nos disseram que uma das propostas da administração é a de levar a Guarda Municipal e a Secretaria de Segurança para o Parque dos Pássaros. Isso realmente poderia melhorar a segurança no local e trazer os visitantes de volta”, pondera o empresário Sérgio Oeda, vice-presidente do OAA.
Reunião do Observatório Ambiental de Arapongas (OAA), que começou a definir nesta semana as ações voltadas para o Parque dos Pássaros
Rosimeire de Lima Tropéia, Edgard Gomes Filho, Marco Aurélio Vieira e outros diretores opinaram pela mobilização da sociedade organizada e pela busca de parcerias para a recuperação do parque e suas nascentes. O secretário do Meio Ambiente, Justus Marques, deverá participar da próxima reunião do OAA, na segunda-feira (17). O OAA quer saber dele que ações a administração tem em andamento ou em projeto para o Parque dos Pássaros. Outra medida será levar especialistas na área ambiental para visitar o parque e fazer uma avaliação sobre a situação em que ele se encontra e as possíveis soluções. Membros do Grupo de Estudos Avançados do Meio Ambiente (Geama), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), já se colocaram à disposição do OAA para auxiliar na tarefa.
Publicado em: 17/03/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário