5 de julho de 2012

GEAMA VAI À ESCOLA

-->
-->
"GEAMA VAI À ESCOLA"



No dia 02 de julho de 2012 o GEAMA – Grupo de estudos Avançados Sobre o meio Ambiente da Universidade Estadual de Londrina realizou mais uma Edição do GVE – GEAMA VAI À ESCOLA no Colégio NOBEL de Londrina Paraná. Com resultado desta ação que compreendeu numa metodologia: palestra de abertura e motivação com o tema “Desafios na construção de um mundo sustentável” ministrado pelo prof. Paulo Bassani, depois os alunos foram distribuídos em quatro oficinas: 1.Planeta Água (Renan Caldo), 2. O Planeta está derretendo, (Profa. Cássia Yoshi) 3. Lixo e reciclagem (Ligia Gomes) e 4. Consumismo (Ana Patrícia). Destas atividades resultou um contexto sugestivo de orientações que vieram a compor a CARTA DA ESCOLA no qual se segue:


CARTA DO COLÉGIO NOBEL

1. Planeta Água
        Recursos hídricos- valor econômico. Proteção ambiental – quando abordamos esse tema, estamos nos referindo a recursos hídricos e as  necessidades humanas. Água- elemento essencial para a vida, cobre ¾ do planeta.Desperdício – o que você joga fora, sendo que muita gente necessita para continuar vivendo. Bacias – por tantas bacias hidrográficas que temos no Brasil, por que não tem água para as pessoas mais pobres? Temas: desperdício, modo de distribuição, reutilização da água, conscientização, quantidade de água potável no planeta.

2. O planeta está derretendo
        Aquecimento Global está em curso, estamos dentro dele.  Isso não se trata apenas de uma pessoa, pois quando o assunto é o mundo, todos nós devemos nos envolver. Exemplo: um poluente que uma fábrica solta aqui, pode prejudicar alguém que mora a quilômetros daquele lugar.  Talvez o planeta aguente nossa geração, mas e nossos filhos e netos? É justo acabar com o futuro deles antes mesmo que venham no mundo? O derretimento total das geleiras pode acontecer até 2050 se não começarmos a mudar nosso modo de viver.  O caso mais polêmico é a poluição dos carros, mas como comentado em sala, muitos optam por carros pelo fato de um país como o Brasil, ser tão perigoso andar a pé. Então não é simplesmente pegar a bicicleta e sair por aí, se nem nossos governantes ajudam com este fato.  Quando se separa o lixo, não custa nada lavar o reciclável, tanto que houve um fato, onde mandaram o lixo reciclável para reutilização, mas todo o lixo foi mandado de volta só por um mofo de pequena quantidade que continha no lixo.

3. Lixo X Reciclagem
        Não adianta ter em mente diversos pensamentos se não houver iniciativa dependemos do mundo e ele depende de nós. Reciclagem é um modo de educação ambiental. Uma conscientização e educação de uma forma mais aprofundada, e necessário. É preciso começarmos a agir localmente para atingirmos o todo. Não adianta ter em mente diversas teses sem tomar iniciativas, é preciso colocar em prática nosso discursos, devemos começar a agir a partir do nosso meio. Ex: colocar lixeiras em nosso colégio, usar e abusar dos 4 Rs ( reduzir, reciclar, reduzir e reaproveitar) “Dependemos do planeta Terra e ele suplica a nossa colaboração”


4. Oficina Consumismo
        O consumo em massa ganha grande proporção após a Revolução Industrial, onde a produção em grande escala substitui a produção de subsistência. A indústria cultural como geradora de consumo.  A mudança de valores pautadas na ética a fins de se estabelecer práticas sustentáveis. A conscientização formada a partir do acesso a informação e conhecimento de qualidade. Inserção da educação ambiental enquanto matéria transversal em ensino infantil e fundamental.

         Estas foram ideias que emergiram dos estudantes do Colégio NOBEL numa tarde de debate acerca da questão ambiental e os desafios para construirmos um mundo melhor e sustentável. Esta CARTA tem como objetivo servir para estabelecer um novo olhar sobre o meio ambiente, bem como para orientar práticas sustentáveis na Escola e no seu entorno.

                                                                    Londrina, O2 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário