"GEAMA VAI À ESCOLA"
No dia 02 de julho de 2012 o GEAMA –
Grupo de estudos Avançados Sobre o meio Ambiente da Universidade Estadual de
Londrina realizou mais uma Edição do GVE – GEAMA VAI À ESCOLA no Colégio NOBEL
de Londrina Paraná. Com resultado desta ação que compreendeu numa metodologia:
palestra de abertura e motivação com o tema “Desafios na construção de um
mundo sustentável” ministrado pelo prof. Paulo Bassani, depois os alunos foram
distribuídos em quatro oficinas: 1.Planeta Água (Renan Caldo), 2. O Planeta
está derretendo, (Profa. Cássia Yoshi) 3. Lixo e reciclagem (Ligia Gomes) e 4. Consumismo (Ana Patrícia). Destas atividades resultou um contexto sugestivo de
orientações que vieram a compor a CARTA DA ESCOLA no qual se segue:
CARTA DO COLÉGIO NOBEL
1. Planeta Água
Recursos hídricos- valor econômico.
Proteção ambiental – quando abordamos esse tema, estamos nos referindo a
recursos hídricos e as necessidades humanas.
Água- elemento essencial para a vida, cobre ¾ do planeta.Desperdício – o que
você joga fora, sendo que muita gente necessita para continuar vivendo. Bacias
– por tantas bacias hidrográficas que temos no Brasil, por que não tem água
para as pessoas mais pobres? Temas: desperdício, modo de distribuição,
reutilização da água, conscientização, quantidade de água potável no planeta.
2. O planeta está
derretendo
Aquecimento Global está em curso,
estamos dentro dele. Isso não se trata apenas
de uma pessoa, pois quando o assunto é o mundo, todos nós devemos nos envolver.
Exemplo: um poluente que uma fábrica solta aqui, pode prejudicar alguém que
mora a quilômetros daquele lugar. Talvez
o planeta aguente nossa geração, mas e nossos filhos e netos? É justo acabar
com o futuro deles antes mesmo que venham no mundo? O derretimento total das geleiras
pode acontecer até 2050 se não começarmos a mudar nosso modo de viver. O caso mais polêmico é a poluição dos carros,
mas como comentado em sala, muitos optam por carros pelo fato de um país como o
Brasil, ser tão perigoso andar a pé. Então não é simplesmente pegar a bicicleta
e sair por aí, se nem nossos governantes ajudam com este fato. Quando se separa o lixo, não custa nada lavar
o reciclável, tanto que houve um fato, onde mandaram o lixo reciclável para
reutilização, mas todo o lixo foi mandado de volta só por um mofo de pequena
quantidade que continha no lixo.
3. Lixo X Reciclagem
Não adianta ter em mente diversos
pensamentos se não houver iniciativa dependemos do mundo e ele depende de nós.
Reciclagem é um modo de educação ambiental. Uma conscientização e educação de
uma forma mais aprofundada, e necessário. É preciso começarmos a agir
localmente para atingirmos o todo. Não adianta ter em mente diversas teses sem
tomar iniciativas, é preciso colocar em prática nosso discursos, devemos
começar a agir a partir do nosso meio. Ex: colocar lixeiras em nosso colégio,
usar e abusar dos 4 Rs ( reduzir, reciclar, reduzir e reaproveitar) “Dependemos
do planeta Terra e ele suplica a nossa colaboração”
4. Oficina Consumismo
O consumo em massa ganha grande
proporção após a Revolução Industrial, onde a produção em grande escala
substitui a produção de subsistência. A indústria cultural como geradora de
consumo. A mudança de valores pautadas
na ética a fins de se estabelecer práticas sustentáveis. A conscientização
formada a partir do acesso a informação e conhecimento de qualidade. Inserção
da educação ambiental enquanto matéria transversal em ensino infantil e
fundamental.
Estas foram ideias que emergiram dos
estudantes do Colégio NOBEL numa tarde de debate acerca da questão ambiental e
os desafios para construirmos um mundo melhor e sustentável. Esta CARTA tem
como objetivo servir para estabelecer um novo olhar sobre o meio ambiente, bem
como para orientar práticas sustentáveis na Escola e no seu entorno.
Londrina, O2 de julho de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário