A gestão democrática da educação
No dia 4 de junho aconteceu no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da Universidade Estadual de Londrina o II Fórum Estadual de Educação. O evento reuniu cerca de 480 profissionais da área, que discutiram e fizeram novas propostas para o Plano Nacional de Educação do decênio 2011-2020.
O plano - a ser implementado a partir de 1º de janeiro de 2012 - constitui-se em 20 metas, cada uma com estratégias de como operacionalizá-las. Os objetivos compreendem o ensino fundamental, médio e superior, tendo como fim a criação de um sistema nacional de educação integrado. Os fóruns estão sendo realizados nas principais cidades do Paraná durante o mês de junho, para se constituírem num documento paranaense que vai subsidiar o documento final do Plano Nacional de Educação, cujo relator é o deputado federal Ângelo Vanhoni.
Dentre os principais assuntos discutidos pode-se citar a universalização da educação pública e de qualidade; e erradicação do analfabetismo; a valorização e o reconhecimento do profissional da educação; o aumento do número de mestres e doutores formados anualmente; o aumento dos recursos investidos na educação (de 5,2% para 7% do PIB brasileiro, efetivando o aumento gradativo para chegar a 10% até o fim de 2020.
O Prof. Paulo Bassani, coordenador do GEAMA, participou do Fórum na condição de coordenador da mesa de discussão das metas 7 e 8, referentes aos seguintes temas, respectivamente:
- atingir as médias nacionais para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica;
- elevar a escolaridade média da população de 18 a 24 anos, de modo a alcançar no mínimo 12 anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no país e dos 25% mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não negros, com vistas à redução da desigualdade social.
A proposta de um sistema integrado de educação propõe integrar os níveis de ensino - fundamental, médio e superior. Dessa forma, parte dos investimentos para esses três níveis virão da esfera federal. Além disso, a universalização do atendimento escolar permitirá um melhor acompanhamento dos estudantes durante sua passagem por cada nível de ensino. Tratam-se de proposta desafiadoras que, colocadas em prática, são capazes de promover importantes melhorias na educação brasileira.
Por Ana Carolina Luz, estagiária do GEAMA
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