20 de dezembro de 2021

 

                                                         

     Publicado em 14/12/2021 
    Santo Antônio da Platina



                                                                A busca pelo ser*

 

A busca do conhecer saber que me inspira

Complementa minha composição de homem e natureza

Forjados da mesma matéria e do mesmo espírito,

Na forma líquida e sólida, objetiva e subjetiva,

Em tempos comuns e complementares,

Enfatiza arranjos criados pela lógica inexplicável,

Por razões incompreensíveis.

E dos caminhos que hoje me conduzem

Na busca de padrões para estabelecer a vida:

Encontro-me entre o ser natureza e ser ciência, 

Ser filosofia e ser imaginação

Ser racional e irracional,

Ser o pensar e ser o cotidiano

Ser a criatividade e a repetição,

Ser o sonho e ser o concreto,

Ser vencível e o invencível,

Ser tangível e o intangível,

Sui generis e igualável.

Um ser e estar no mundo moderno

Cheio de desafios

Que subjuga a formatos,

A valores, padrões, comportamentos

Que confundem e nos distanciam

Que nos cega e nos ilumina.

Um mundo com profundas e confusas transformações

Se sou apenas tudo que posso nesta caminhada,

Nada estou neste mundo.

Sou apenas a utopia,

Os sonhos não sonhados

Que vagueiam por entre caminhos

E possibilidades numa busca constante...

 

*Paulo Bassani poeta e ensaista



Nenhum comentário:

Postar um comentário