4 de outubro de 2021



     Nos 50 anos de UEL – Universidade Estadual de Londrina 

Minha participação na Instituição foi de 34 anos como professor educador, pesquisador e extensionista.

Dos 50 anos  de história da UEL fiz parte em 68% de sua total expressão com professor adjunto.

Na parte administrativa exerci alguns cargos: Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, Pró-Reitor de Extensão Universitária, Coordenador da UEL do PDE, Coordenador do PARFOR em Ciências Sociais, Representante de Instalação percentual da Educação Ambiental nos Cursos de Graduação, Banca de concursos públicos para novos docentes.

Pude desenvolver muitas atividades docentes:

Educador:  Aulas para inúmeros cursos de graduação, especialização e mestrado. Reflexões acerca da modernidade em curso. Muitas visitas técnicas com os alunos para conhecer o entorno da UEL, Londrina e região. Muitas orientações de TCCs de graduação, especialização, mestrado. Bancas de TCCs, Especialização, Mestrado e Doutorado.

Pesquisador:  Foram vários projetos de pesquisa para conhecer melhor as teorias e as metodologias para conhecer nosso entorno rural, nosso urbano, e os conhecimentos necessários para compreensão da questão sócio ambiental. Muitas palestras e cursos ministrados.

Extensionista:   Sempre fui nestes 34 anos um extensionista, algo que me levou a exercer o cargo de Pró-Reitor de Extensão entre 2006-10. Mas o destaque nesta atividade foi à criação e coordenação do GEAMA – Grupo de Estudos Avançados Sobre o Meio Ambiente de 2003 -2020. Muitos seminários, Congressos, Edições anuais do GEAMA, GES- Grupos de estudos sócio ambientais, GVE- GEAMA Vai a escola.

Apreendi, ensinei, troquei ideias, desenvolvi a imaginação e a criatividade. Formei amigos, contribui para uma consciência crítica a milhares de alunos de graduação, especialização e mestrado.   Tenho muito orgulho, o sadio orgulho, de ter feito parte dessa história. 

Algumas sementes foram lançadas !

Prof. Dr. Paulo Bassani


 

 


 

Um comentário: