3 de maio de 2021


 

Programa de cidades e sociedades sustentáveis* (**)

 

Ingressamos numa era de equilíbrio, de equidade e esta busca encontra no território urbano e rural onde os homens vivem é que se torna possível essa realização que não deva tardar para que possamos dizer que a vida no local onde vivemos,  deva ser plena, equilibrada, participativa, sustentável. Os modelos explicativos relatados nos vídeos encaminhados já produzidos refletem as principais características desse Programa.

O programa Cidade MAIS aparece para londrina neste período de Travessia de caracterização de um novo paradigma de gestão de cidades. Trata-se de um modelo que inspirado nas melhores experiências mundiais e programas da ONU (Órgão das Nações Unidas ), como o de Cidades sustentáveis e cidades educadoras apresenta uma nova racionalidade de gestão equilibrada, horizontalizada e participativa. A gestão piramidal tem sua falência com comprovação histórica, é preciso outra forma participativa, colaborativa, compartilhada. 

A conscientização e mobilização dos atores envolvidos no território foco transformam indivíduos em sujeitos de uma nova história. Uma história de recomposição da organização urbana para tornar possível a vida urbana e rural com qualidade e preservação.  Para tanto se faz necessário uma educação para a cidadania, uma educação permanente e continuada a cada desafio do viver no território onde habita, onde trabalha, onde convive. Assim a consciência cidadão do novo modelo de gestão é pré-condição para o sucesso deste empreendimento social, cultural, físico e econômico.

Os gestores do programa e os professores de cidades irão protagonizar o inicio de um processo fundante desta nova era que não mais competitiva, individualizada e sim, colaborativa, compartilhada. Todo programa implica a compreensão do programa como um todo, que articulado há um forte senso de pertença e de busca para aperfeiçoar essa identidade ao território que vive (rua, quarteirão, bairro, região), cidade (urbana, rural).

Os Professores de Cidades serão atores de liderança e de zeladoria neste programa. Um curso de formação será ofertado para que eles possam se preparar como lideres conhecedores das inter-relações humanas, lidando com os atores do processo, das leis urbanas e rurais. Além de serem preparados para as tarefas cotidianas do fazer urbano como lidar com situações, na residência, na rua, na arborização, sinalização, e todas as formas da organização do território onde irá atuar. Isso ocorre, similar, a exemplo do funcionamento de um condomínio, em sua definição territorial. Para tanto pensamos e elaboramos um curso de formação e preparação desses professores, de forma presencial, experimental e de formação teórica, para que tenha condição de exercer da maneira como pensamos ser esse articulador capaz, ativo e pró-ativo, estabelecendo as ações articuladoras de forma efetiva.

Esse programa transforma-se num modelo de gestão que articula Poder Público (Prefeitura, Câmara Municipal), população em geral, empresários e todos os atores envolvidos de forma consciente na caracterização de uma empatia entre todos e com todos. Nestes sete anos que ingressamos definitivamente na revisão, formatação e elaboração desse Programa,  podemos fornecer contribuições efetivas para que de uma proposta de sonho possa ser efetivada concretamente em solos urbanos e rurais dos territórios que contatamos. Londrina tem esse potencial para efetivar o Londrina MAIS e toda sua completude, marcando definitivamente como um território modelo do que propomos.

   * Paulo Bassani Sociólogo e gestor do Programa Cidade MAIS

**Gabriel Barbosa Bassani é Geografo 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário