11 de março de 2021



              Proposta para 2021– Grupo 4 – FDL*

Tema: Desenvolvimento e envolvimento integrado (econômico, social, cultural e ambiental) do norte do Paraná.

Síntese:  A questão regional passa a ter uma importância fundamental em nosso tempo.  Região desenvolvida é aquela que consegue envolver seus atores em busca de um crescimento econômico, social, cultural e ambiental. Tendo a base territorial como convergência de um modelo de desenvolvimento sustentável que envolva todos os seguimentos sociais do poder público e da sociedade civil. Identificando os potenciais e as ineficiências que impedem a escolha de novos caminhos.

Ultrapassa a questão partidária, promover o desenvolvimento regional a partir da união, dos diálogos de modelos para encontrar alternativas diante dos desafios. Potencializar o crescimento a partir da troca de experiências, do envolvimento do poder público junto com a população. Encontrar formas adequadas para um racional equilíbrio entre na utilização e dinâmica do território regional.

Desenvolver um protagonismo coletivo onde pensar, dialogar para emergir práticas que nos coloquem num estágio civilizatório desenvolvido a partir de nossas identidades sem perder a noção global. Os seguintes aspectos devem ser considerados:

a)      Identificação dos potenciais da região;

b)      Aproveitamento sustentável do patrimônio natural;

c)      Reordenamento do território;

d)     Envolvimento da população em todas as deliberações pensadas e tomadas.

     O desenvolvimento regional é a síntese da unidade do conjunto dos diferentes desenvolvimentos locais. E o que caracteriza esse processo local-regional é o protagonismo do maior número de atores envolvidos na formulação de estratégias, na tomada de decisões na sua implementação.

 OBS: Manual de Indicadores -2019 – FDL

8. De uma Cidade Integrada à região norte do Paraná e globalmente conectada. (mas também 2,5, 10 e 12)

Importante lembrar

Tema: Desenvolvimento e envolvimento integrado (econômico, social, cultural e ambiental) do norte do Paraná.

OBS I - Dos aspectos apontados pelos grupos 1,2,3 falando sobre a inclusão social, pertencimento e envolvimento pensando o pós-pandemia identificamos na história, que as cidades pólos regionais acabam demandando a partir da crise instalada, grande parte da população dos pequenos e médios municípios da região. A população destes municípios vão em busca de emprego, renda, tratamento de saúde e outros, na metrópole. Crescendo a população dos moradores de ruas,  das favela, a violência, as drogas e todo tipo de problemas.

OBS II – Importante lembrar-se do protagonismo regional que assume londrina para chamar os mais diferentes atores da região para pensar nosso envolvimento e pertencimento a esta região conectada as questões amplas como das demandas sociais, educacionais e ambientais que ultrapassam a barreira municipal e ganham a visibilidade regional. Por isso tratar o território amplo como forma de pensar e de projetar o amanhã.

OBS III – Chamar para esse debate de formatação e entendimento do território regional potenciais, problemas e resistências, prefeitos, lideranças municipais (governança), estudiosos da temática regional das academias e dos centros de estudo.


*Prof. Dr. Paulo Bassani, Norman Neumaier, Maurício, Guilherme Lopes, Luis Galhardi

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário