29 de setembro de 2020


                                         Consciência e atitude ambiental*

        A modernidade criou uma falha de compreensão da vida. Não compreendemos que a vida depende da saúde da Biosfera planetária. Da manutenção das condições naturais de seus ciclos, seus potencias, sua rede de relações e suas limitações. E que toda a biodiversidade existente necessita viver para determinar a vida humana. Essa é a grande questão que devemos responder e solucionar para garantir a continuidade da vida neste planeta.
        Precisamos pensar o ser e estar neste mundo, o ser e estar com outros fundamentos, estamos destruindo a casa comum que moramos, já há alguns anos vem nos dando sinais desse abuso e impactos, além de ter demonstrado sinais de esgotamento. Nossa espécie humana precisa entender que somos mais uma espécie de seres vivos neste planeta, não a única. Essa compreensão nos permitiria entender que a visão dominante e impactante criados pela razão e a lógica científica e tecnológica cartesiana da modernidade em curso, não será mais possível. Precisamos de outras formas que coloque o cuidado, o zelo, o respeito e a sustentabilidade em prática no cotidiano.
    Precisamos cuidar da Biosfera planetária, da camada de ozônio, das águas, das geleiras e glaciares, das árvores e das florestas, da terra fértil, pois sem essa rede natural, conjunto intacto de relações complexas que formam e geram a vida, não poderemos ter um amanhã de qualidade nem a nós e nem as futuras gerações.
    Necessitamos de uma consciência socioambiental, estabelecer novos diálogos que nos ensine a conviver com tudo e, com todos os fatores que possibilitam e compõem a Teia da vida. Não estamos com muito tempo, porém temos diante de nós uma oportunidade única, pois temos o conhecimento prático e científico para fazer as coisas certas. Cabe decidirmos de maneira consciente e ética que o caminho da sustentabilidade é possível, é urgente e necessário.

*Prof. Dr. Paulo Bassani
Sociólogo Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário