REFLEXÃO-AÇÃO
NAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – 07/10/2016
Pela manhã do dia 07
de out., estivemos reunidos com o estudante Patrick Rocha, do Curso de
Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina. Patrick, que
também é artista – desenhista de croqui de espaço urbano, abordou
reflexivamente sobre as alterações da extensão urbana londrinense, ressaltando
o papel das diversas construções e as implicações delas nas diferentes áreas de
zoneamento, em tão curto espaço de tempo.
A sua fala relacionou
tais questões com as socioambientais de uso e ocupação do solo, arborização
urbana, alterações de relevo e crescimento vertical da cidade. Por conseguinte,
Patrick destacou a importância da interpretação direta do espaço urbano, por
meio do registro de desenhos de observação.
Aguçar a visualidade,
a habilidade de rabiscar apenas em papel com lápis sem borracha, definir o que
está em primeiro, segundo ou em último plano na cena, desenhar fielmente o
observado, compartilhar seu desenho e emoções e solidariedade entre membros de
uma comunidade, inclusive, a escola, são objetivos do Urban Sketchers Londrina.
Patrick forneceu uma
visualização diferenciada do espaço urbano de Londrina, atentando para como é o
uso e a exploração do solo na promoção do crescimento horizontal e vertical da
cidade. Esse tipo de reflexão foi uma travessia com a Educação Ambiental para os
professores da rede de ensino presentes.
Ilustração: Patrick Rocha (cedida gentilmente pelo autor para o Blog do Geama)
Quer acompanhar o
trabalho do Patrick Rocha, siga-o no Facebook: https://www.facebook.com/pgpatrickrocha
Acompanhar o ou participar do
movimento Urban Sketchers Londrina, também pelo FB: https://www.facebook.com/urbansketcherslondrina/
Texto elaborado por Patrícia de Oliveira
Rosa-Silva (Coordenadora do GEAMA)



Nenhum comentário:
Postar um comentário