25 de novembro de 2014

Cursos da UEL terão de promover educação ambiental

A partir de 2015, conteúdo será inserido nos cursos de graduação e de pós-graduação da universidade; exigência também se estende às escolas de todos os níveis educacionais do Paraná.

                Jornal de Londrina, 25 de novembro de 2014
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) adiou para 2015 uma reunião, a princípio marcada para dezembro, para discutir a introdução da educação ambiental nos cursos de graduação e de pós-graduação. A coordenação desse debate está a cargo do professor Paulo Bassani, que também está à frente do Grupo de Estudos Avançados sobre o Meio Ambiente (Geama), cuja atuação é na educação ambiental dos municípios da região.
Bassani foi eleito representante da UEL na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, criada pela legislação estadual – o Programa Estadual de Educação Ambiental , criado pela lei 17.505/2013. A comissão é composta por representantes governamentais e não governamentais e tem a finalidade de propor, apreciar e avaliar a implantação da Política Estadual de Educação Ambiental.
Segundo o programa estadual, todas as instituições de ensino, incluindo as de Ensino Superior, devem incorporar nos planos de desenvolvimento projetos, ações e recursos que assegurem a inserção da educação ambiental nas atividades, inclusive no ensino, na pesquisa e na extensão. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) informou ontem que a UEL tem até o ano que vem para se adequar ao programa estadual e que não há risco de atraso.
O coordenador do Geama explicou que os conteúdos devem ser inseridos ou como disciplina ou nas ementas das disciplinas. “Fomos convidados pela Prograd para dar uma palestra inicial a professores e coordenadores dos colegiados sobre a legislação federal de educação ambiental [a Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea), criada pela lei 9.795/1999] e a legislação adaptada pelo Estado.”
O Programa Estadual de Educação Ambiental determina que o plano pedagógico das escolas públicas e privadas, do Ensino Básico ao Superior, deve incluir a educação ambiental nas disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário