Ao Presidente Irineu Sella e membros do Fórum de Sustentabilidade Agro Florestal:
A IMPORTÂNCIA DE UM DIFERENCIAL (foco principal) PARA O FÓRUM DE ROLÂNDIA
Ex.: O PAGAMENTO SIMBÓLICO AOS AGRICULTORES QUE MANTIVERAM FLORESTAS NATIVAS
Desde a Promotoria do Meio Ambiente, Polícia Verde, IAP, UNIMED, SANEPAR, Câmara dos Vereadores de Londrina, Professores da Rede Pública até vários departamentos de algumas Universidades estavam presentes na abertura (28-03-14) da Edição 2014 do GEAMA (Grupo de Estudos Avançados sobre Meio Ambiente).
O tema principal do Encontro “Práticas sustentáveis locais” foi apresentado pelas experiências de Rolândia, da Chácara Marabú e da Fazenda Bimini.
Houve muito interesse e debates. Aproveitamos e fizemos o convite para o Fórum de Sustentabilidade Agro-Florestal planejado para o Dia Internacional do Meio Ambiente (05-06).
Mas ficou uma grande dúvida:
Qual será o diferencial ou o foco do Fórum de Rolândia?
Um amplo público se encontra distante, apático ou até impotente diante a “crise ambiental”. Iniciativas como do “Agrinho”, discursos políticos, projetos sustentáveis e vários estereótipos ambientais fazem dos Encontros lugares comuns, basicamente freqüentado por um grupo já conhecido de “defensores da natureza”. Qual poderia ser a grande novidade motivadora?
Uma jornalista da Rádio UEL, fazendo a cobertura do evento, perguntou sobre a questão prática: “porque não investir mais pelo lado econômico para conquistar agricultores, políticos e a sociedade em geral?”
Fica o desafio de realmente fazer do “Dia Internacional do Meio Ambiente” uma data capaz de mudar um cenário preocupante. Poderia ser o “furo jornalístico” a iniciativa corajosa, por exemplo, de mostrar bem claro para a opinião pública o reconhecimento dos agricultores que mantiveram florestas. Um pagamento simbólico sobre o que ainda existe.
O gesto poderia abrir um capítulo inédito no Brasil quanto a um processo simples e motivador. Fazendo do produtor rural a figura chave de um “desenvolvimento, de fato sustentável”.
(Daniel Steidle)
Nenhum comentário:
Postar um comentário