15 de setembro de 2013

"Terra tornou-se um produto mercadológico"

O professor Paulo Bassani em entrevista para Folha de Londrina, para o caderno Folha Rural do dia 14 de setembro de 2013.
 
 
ou acompanhe o texto na íntegra, abaixo:
 
Segundo Paulo Bassani, professor do departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a partir dos anos 1990 o tema agronegócio começou a entrar em evidência, "na tentativa de reestruturar o campo por meio de uma lógica própria", observa. O especialista explica que essa iniciativa tem o objetivo de dar à produção agropecuária um espírito empresarial.

Com isso, acrescenta ele, criou-se um mercado consumidor regado a um modelo altamente tecnológico, que ganhou a empatia do meio urbano. "A terra tornou-se um produto mercadológico", completa. Ele destaca que os resultados proporcionados pela atividade não são do conhecimento de todos. "A população não tem discernimento, não conhece toda a cadeia", salienta.

Mídia social
Em relação aos trabalhos de divulgação do agronegócio por meio das redes sociais, Bassani explica que o setor precisa definir que tipo de conteúdo irá inserir nesses canais. Ele destaca que é necessário divulgar neste tipo de mídia os riscos e as limitações do agronegócio. "Nem tudo é exemplar, já que temos que apontar os problemas do setor", descreve.

Além disso, ele recomenda maior participação, nestes canais, de instituições de pesquisas e também das universidades, colocando informações com cuidado e prudência. Outro item que Bassani enfatiza é a inclusão social por meio do agronegócio. "É preciso incluir as pessoas e também a questão ambiental neste tema", sustenta o professor. Ele completa que a expansão do setor deve ter planejamento e respeito às pessoas e ao meio ambiente. (R.M.)

Um comentário:

  1. Legal !! Esse agronegócio somente compromete o meio ambiente e não amplia a geração de empregos.

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