8 de março de 2013

Paulo Bassani na Folha de Londrina

Um olhar sobre o meio ambiente é o que traz toda quarta-feira o caderno "Ambiente & Sustentabilidade" do jornal Folha de Londrina. Nele, consta uma resenha, feita pelo coordenador do Geama Prof. Dr. Paulo Bassani, sobre o livro "Saber Cuidar: Ética do humano - compaixão pela Terra, de Leonardo Boff. CONFIRA ABAIXO O TEXTO!

Boa leitura!




É preciso saber cuidar

Hoje, mais do que ontem, alguns desafios cruciais para a sobrevivência humana e planetária se colocam em pauta. Dos desafios relevantes à preservação da vida, um aspecto que se manifesta como fundamental é o cuidado. Leonardo Boff, na obra "Saber cuidar: Ética do humano – compaixão pela Terra", aborda questões vitais para apreendermos a cuidar da vida, sobretudo nesta fase de transição civilizatória. Apresenta a obra no final do século XX para uma agenda de cuidados necessários para o enfrentamento do século XXI. Uma travessia da qual não podemos fugir, para alcançarmos um futuro sustentável, um tempo onde se possa viver com qualidade de vida, segurança, harmonia entre os homens e destes com a natureza.

Para que esta fase se apresente, de forma decifrada, é necessária a compreensão de como se estruturou, ao longo do tempo, a relação dos homens entre eles, através dos modos de produzir, consumir e utilizar a natureza, sem, no entanto, perceber e entender a relação de finitude humana e dos recursos planetários.

Para tanto, Boff apresenta alguns saberes necessários a esta tarefa. Apreender a cuidar da vida em todas as suas manifestações, pois sem ela nós, seres humanos, não conseguiremos viver. Lembra que nós precisamos da natureza – o contrário não é verdadeiro. Mas como compreender, cuidar, se há tantas diferenças da forma de lidar com a água, a terra, a flora e a fauna, em todas as suas manifestações pelos quatro cantos do planeta? Boff apresenta uma fábula a respeito do cuidado para desta derivar desmembramentos nas mais diversas dimensões da vida humana, com o intuito de encontrar elementos necessários para cruzarmos esta travessia e encontrar no outro lado uma possibilidade concreta de superamos a crise civilizatória e prolongarmos a vida no planeta sem que a autodestruição em curso nos coloque numa situação sem volta.

Afirma Boff: "A ótica do cuidado funda uma nova ética, compreensível a todos e capaz de inspirar valores e atitudes fundamentais para a fase planetária da humanidade". Por isso é necessário que todos compreendam as responsabilidades de uma ética do cuidado. Com urgência, necessitamos de uma visão compartilhada de valores básicos orientados pelo cuidado que proporcione um fundamento ético a todos. Desta forma, podemos sair da crise e fazer emergir um tempo de equilíbrio entre as necessidades vitais para viver, e as condições necessárias de reprodução de todas as manifestações de vida que o planeta nos apresenta.

Mais que uma leitura, é uma aventura das possibilidades da sobrevivência humana em estado de crise, onde o passado (através de seus modelos, justificativas, motivações, argumentações) já não se sustenta e o futuro pode ser costurado com ética, transparência, equilíbrio das reais necessidades para que todos possam viver e cuidar. 


Paulo Bassani é sociólogo, professor da UEL e cordenador do GEAMA – Grupo de Estudos Avançados sobre o Ambiente e Sustentabilidade.


Obra: "Saber cuidar: Ética do humano – compaixão pela Terra"

Autor: Leonardo Boff

Editora: Vozes, Petrópolis, RJ, 1999.
Páginas: 199.

Folha de Londrina, 06 de março de 2013.
Cadernos especiais: “ Ambiente & Sustentabilidade”

Um comentário: