UNIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE: APONTAMENTOS NECESSÁRIOS.
Ponto de vista/Jornal de Londrina 20/05/2012
Ponto de vista/Jornal de Londrina 20/05/2012
No espaço universitário podemos e
devemos cultivar valores universais de cunho ético e, deles, orientar nossas
práticas profissionais e cidadãs. A educação, não importa por quem seja gerada,
tem uma esfera pública. Temos que aprender e refazer cotidianamente a natureza
da instituição que temos, que pertencemos e que somos. A Universidade, assim
como a democracia, sem justiça social é uma mera formalidade, pois pouco
significa o voto sem os correspondentes compromissos que ele carrega. A
Universidade está em constante transformação. Buscar, construir e encontrar
vasos comunicantes para que eles possam se retroalimentar, é um passo
importante. Educação e desenvolvimento sustentável não devem ser tratados em
separado. Todas as áreas de conhecimento da ciência, da tecnologia, podem e
devem contribuir, desta forma, necessário se faz agrupar saberes, para
associados buscar elementos equilibrados de um modelo de vida e de trabalho.
Não podemos adotar em sala de aula modelos educacionais que
ensinam a individualidade, a tirania, a fragmentação. Paulo Freire afirmava que
somos sujeitos inacabados, portanto podemos ser e atuar de outra forma. Urge
pensar diferente com métodos e metodologias diferentes, preparar pessoas a
estar, ser e viver num mundo em mudança. Conhecemos, e a história tem
comprovado isso, que uma das melhores ferramentas para promover a inclusão
social é a educação. Desta forma podemos alimentar modelos de Universidade que
saiam da funcionalidade de hoje, que possibilite o crescimento, a inovação com
qualidade, com planejamento, com ética.
Nesse processo cabe colocar em pauta a produção de conhecimentos,
a pesquisa de tecnologias, alternativas que erradiquem a fome, que gere
emprego, renda, qualidade de vida e preserve o meio ambiente. É possível nesta
trajetória identificar, como afirmava Milton Santos: pontos luminosos, alguns
mapas, pistas, e princípios de novo modelo que seja duradouro e sustentável,
gerador de inclusão e mais equilibrado. Para esta tarefa é imprescindível
formar pessoas com capacidade de diálogo com a sociedade e que tenham condições
de responder para além das questões técnicas e academicistas. A Universidade
como produtora de conhecimento e formadora tem também a responsabilidade
histórica e ética de atuar como braço científico na região que se insere. No
processo deste curso, é necessários transcender o campo das competências e
entrar no campo dos compromissos, tentando responder as questões mais graves do
nosso entorno.
E, por fim, desenvolver intensamente ações cooperativas para
ampliar as possibilidades de incrementar novos conhecimentos, novas tecnologias
e desta maneira desenvolver em todos os atores, um sentimento de pertencer à
região para consolidar iniciativas já existentes e estimular a criação de
novas.
*Prof. Dr. Paulo Bassani é Sociólogo Ambiental e professor da UEL
Link:http://www.jornaldelondrina.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1256290&tit=Universidade-e-Sustentabilidade--Apontamentos-necessarios-
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Bem posto, neste espaço, a discussão entre Universidade e sociedades sustentáveis.
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