13 de dezembro de 2011

Cultivando Água Boa Rumo à Rio + 20 - 24/25 Nov – Foz do Iguaçu

O GEAMA se fez presente em mais um evento da Itaipu Binacional, que discute as iniciativas ambientais sustentáveis, para mudança do comportamento humano com a mãe Terra. Prof. Paulo Bassani e Renan, da equipe gestora do GEAMA: No 2º Tratado de Educação Ambiental para Sociedade Sustentáveis e responsabilidade Global. Contou com a presença de Leonardo Boff, Moema Vizzer, Miriam Dualib e Raquel Trajber. O 2º Tratado (TEA) teve inspiração mediante os três grandes documentos internacionais: Carta da Terra, Tratado de Educação Ambiental e Carta das Responsabilidades Humanas.
Propondo a formação de consciência do indivíduo para as gestões ambientais e sustentáveis, no qual é de responsabilidade humana manter o equilíbrio ambiental e humano,afirma Boff “Em todo o universo somos constituídos todos com os mesmos elementos”. O mesmo autor salienta que estamos cruzando um momento civilizacional de oportunidade única. Temos os conhecimentos, temos os instrumentos, temos as propostas agora nos resta colocar em prática estes princípios valorativos da vida planetária para que possamos ter hoje melhor qualidade de vida com preservação ambiental para todos e assim garantirmos o futuro comum pra as gerações vindouras.

Palestra de Abertura CAB Rumo Rio + 20 - 25/Nov


Água no Planeta Vida, com o pesquisador Antonio Donato Nobre do INPE, apresentou as condições da vida e a formação do planeta e como se deve compreender a importância da Natureza, para manter as condições essências de vida.
Uma vez que a água contida em nosso planeta se perpetua por milhares de anos, renovando as diversas constituições e formações ambientais ao longo da existência até a sociedade atual.
Demonstrando a importância e aliar preservação ambiental com a o desenvolvimento da economia agrícola, desconstruindo a noção de floresta é mato (não presta) e que impede os agricultores de obterem produção e lucratividade. Apresentou uma nova versão acerca da água, sua escassez e importância no planeta.


Valorização do Patrimônio Cultural e Regional.

Liderança Indígena Marcos Terena, contribuiu com suas reflexões sobre a importância da cooperação entre as sociedades e comunidades para o desenvolvimento e formação coletiva de consciência humano-ambiental, preservando os valores tradicionais das populações e grupos milenares. Demonstrando a necessidade de assumir as responsabilidades, que devem ser divididas para que ações efetivas sejam tomadas. Lembra que se o mundo quiser ter uma fala e uma prática sustentável deve olhar melhor sobre a experiência dos povos indígenas que pelo mundo e particularmente em nossa América demonstraram e demonstram qual o caminho objetivo para se viver num mundo sustentável.


Mais Informações: www.cultivandoaguaboa.com.br

Equipe gestora do GEAMA – Prof. Bassani e Renan


Nenhum comentário:

Postar um comentário