14 de novembro de 2011

GEAMA participa do 1° Fórum Cidades Digitais da Região Norte Paraná

No último dia 10 de Novembro, aconteceu na cidade de Pitangueiras-PR (60 Km de Londrina ) o 1º Forum Cidades Digitais da Região Norte do Paraná. Estavam presentes, pessoas ligadas à diversas associações de moradores e representantes de várias cidades incluídas no projeto, como Assaí, Bela Vista do Paraíso, Londrina, Santa Cecília do Pavão... Esse foi o 4º encontro do Estado da Rede de Participação Política (RPP) – iniciativa da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) – E que neste ano tratará, especificamente, do fomento à inclusão digital, com a distribuição gratuita do sinal de internet a partir da criação de cidades digitais.
Desde 2009, o município de Pitangueiras já conta com sinal de internet disponível em mais de 90% de seu território, sem custo algum para a população. Para ter o acesso, é necessário apenas um cadastro de cada residência, para um registro do número de acessos. A cidade que tem uma população de aproximadamente 3000 habitantes, até esse mês já contava com mais de 500 usuários cadastrados. Segundo o prefeito da cidade, Cristovam Videira Ripol, tal medida além da inclusão digital representa melhoras na própria estrutura da cidade: “ Um plano de acesso à internet Banda Larga aqui no município, tem um custo médio de R$ 60 mensais. Uma família que não precisa mais ter essa despesa, pode usar esse dinheiro para outras despesas pessoais. Muitas até acabam investindo o dinheiro em serviços e no comércio oferecido na própria cidade”
No entanto, a idéia de Cidade Digital, não se resume apenas ao acesso de internet disponível. O conceito, envolve toda uma estrutura, que inclui não só uma rede disponível, mas também o seu uso como facilitador de serviços públicos para a população. “Uma cidade Digital, deve possibilitar à sua população por exemplo, agendamento de consultas médicas e serviços como consulta de impostos e aposentadoria, através desses canais digitais” comentou José Marinho, coordenador da rede de participação Política Fiep/Sesi. Uma etapa final de uma cidade digital, deveria incluir até a criação de um Governo Eletrônica, que gerenciaria exatamente esses serviços citados. Até o próximo ano, o projeto deve disponibilizar o sinal, assim como novas propostas de inclusão para outras cidades em todo o estado.
De fato, se a implantação do sinal, que vem sendo feita através do projeto cidades digitais, embora não seja nenhuma revolução à curto prazo, ao menos promete incluir digitalmente uma parcela simbólica da população do Estado que, provavelmente, teria muito mais dificuldades de fazer essa inserção por conta própria. Considerando o Brasil como o 5º país do mundo, com maior número de acessos à internet, é uma tendência mais do que necessária que cada vez mais projetos, sejam eles públicos ou da iniciativa privada, abram os olhos para essa questão de inclusão ( ou a falta dela ) para a parcela mais carente do país.

Por Equipe Gestora GEAMA

Um comentário: