21 de outubro de 2011

Seminário sobre mudanças climáticas promove debate e troca de experiências


Nos últimos dias 13 e 14 de Outubro, foi realizado em Londrina o seminário: “Mudanças Climáticas: Efeitos econômicos e eco cidadania”. O encontro foi uma iniciativa do CEAL ( Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina ) e o CONSEMMA ( Conselho Municipal do Meio Ambiente )
Na manhã do da 13, após a abertura com o secretario Estadual do Meio Ambiente, Jonel Yurk ouve a aguardada participação do jornalista Washington Novaes ( Estadão ) que em sua palestra “ Mudanças climáticas e seus efeitos sobre a agricultura” contextualizou o problema do aquecimento global com pequenos gestos e atitudes do dia-a-dia. Situando assim no cotidiano, um problema que de fato, pode parecer distante, pra quem o acompanha diariamente na mídia, sendo citado em diversos veículos de informação.
No período da tarde, o evento contou com a participação de José Renato Bouças Farias – Pesquisador da Embrapa Soja – com uma apresentação que relacionou o problema do aquecimento global com a produção agrícola em todo o país e também em nossa região. Além de gráficos situando áreas mais afetadas pelo aumento da temperatura em todo o Brasil, Bouças citou também pesquisadores e teorias que supostamente “contrariam” a idéia de aquecimento global. Foram citadas figuras como o pesquisador Luiz Carlos Molion, figura notória no meio de pesquisas meteorológicas, e que cita que a teoria de aquecimento global nada mais é do que “Terrorismo Climático“

Já durante a noite houve apresentações de Marcelo Mafra ( Diretor de desenvolvimento da CODEL ) e José Marcelo Torrezan ( Professor da UEL ) sobre o projeto Arco Norte, foram levados em conta não somente as alterações e mudanças que se pretende realizar em toda a organização ( tal como o fluxo de pessoas ) em toda a região de Londrina, mas também os impactos e danos que o projeto deve gerar para áreas de preservação em toda região de Londrina.
Na sexta-feira (14) pela manhã houve a palestra “ Mudanças climáticas e eco cidadania: a importância da participação popular” e logo em seguida uma palestra temática sobre os 10 anos do Consemma, Londrina. Apresentado por Fernando de Barros, presidente.
Por fim, houve um comentário geral sobre experiências de diversos conselhos municipais de Meio Ambiente. Haviam representantes de várias cidades como Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Maringá ... foi pedido que cada um dos representantes falasse sobre as principais dificuldades enfrentadas em seu município assim como a estrutura disponível e o auxílio que recebem.


Por Bruno Leonel - Equipe Gestora GEAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário