20 de setembro de 2011

André Trigueiro em Londrina

Dando início a uma série de atividades ligadas à “11º Semana da Paz”, no último sábado, 17 de Setembro, o jornalista ambiental e professor André Trigueiro esteve em Londrina para uma palestra, na qual comentou um pouco sobre seu trabalho, além promover seu mais recente livro “ Espiritismo e Ecologia”. Nós do GEAMA estávamos presentes por lá, parar conferir os temas discutidos.

Durante a palestra, Trigueiro falou o papel da informação e sobre a responsabilidade que o jornalismo têm, para a construção de um mundo sustentável no século XXI. Seja propagando informações, cobrindo eventuais descasos e disseminando boas iniciativas, ele frisou que todo o estoque de conhecimento disponível atualmente, deve ser empregado na construção de um modo de vida mais sustentável. Aproveitando a temática da semana da paz, o jornalista acrescentou : ´’É inviável falarmos em preservar a paz em uma sociedade, sem falarmos antes em uma sociedade que entende a importância de um modo de vida que respeita o meio ambiente”.

Segundo André Trigueiros, a grande quantidade de informação ( além da velocidade com a qual ela se propaga ) nos dias atuais é ferramenta crucial para garantirmos uma maior qualidade de vida “Temos hoje o estudo da arqueologia, que nos permite conhecer erros e falhas de outras sociedades em épocas passados, além da comunicação para nos mantermos mais integrados sobre a época atual. Desde a Grécia antiga, até os vikings, podemos constatar que toda grande civilização se extinguiu a partir do momento em que deixou de ser sustentável. Devemos nos policiar para que na época atual, nossa sociedade não chegue a esse ponto ” Completou a fala, fazendo uma clara referência a outros autores que também já abordaram a questão da sustentabilidade em uma perspectiva antropológica.

Em pleno ano de 2011, estamos em um momento no qual nunca se discutiu tanto nos meios de informação a questão ambiental, comparado com 10 ou 15 anos atrás. Perguntamos ao jornalista como ele avalia o momento atual, em relação ao debate e a responsabilidade em geral para a causa ambiental.

"Nesse período, 10 a 15 anos, aumentou exponencialmente a preocupação com a causa ambiental, não somente nos meios de informação mas sobretudo, aumentou também a idéia da responsabilidade entre governos, grandes empresas, terceiro setor, universidades .. etc. E isso é crucial para o debate da questão. Diferentes setores da sociedade precisam assumir a responsabilidade que cabe a eles, na mudança de rotina que reduza os impactos ao meio ambiente "


Agradecimentos especiais a nossa amiga Renata Cabrera que gentilmente cedeu as fotos usadas neste post

Por Bruno Leonel - Equipe Gestora GEAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário