Estudo publicado na última Quarta-Feira (16) pela revista britânica "Nature" - especializada em artigos científicas - alertou para o impacto que a ação humana tem causado nas mudanças climáticas do planeta nos últimos anos, sobretudo, alertou para o grande aumento de chuvas e inundações registrados nos últimos anos, especialmente em regiões tropicais como Brasil, Austrália e Sri Lanka.
Segundo a publicação de Richard P. Allan, do Departamento de meteorologia da Universidade de Reading na Inglaterra, tais eventos tem relação com o já conhecido fenômeno do resfriamento de águas do Pacífico (Denominado "La Niña") entretanto pesquisas recentes comprovaram como a ação humana (emissão de gases, atividade industrial) vem intensificando drasticamente o ritmo com que acontecem essas mudanças. Um dado notável do artigo seria a mudança da distribuição de chuvas por todo o planeta, que acarreta precipitações e inundações em áreas onde até poucos anos seria improvável. Embora o tema e a questão possam parecer meio desgastados, vale ressaltar que a ligação entre a ação antrópica e as mudanças climáticas são ainda hoje motivo de grande controversa entre pesquisadores de renome do mundo todo - sobretudo setores que questionavam o aquecimento global.
O artigo publicado embora provavelmente não inicie uma unanimidade na comunidade científica, ao menos deve abrir, a longo prazo, novas possibilidades de pesquisa e debate sobre o tema. Visto agora sobre uma base prática e comprovada, já se comenta por exemplo sobre a questão ser usada como base para ações judiciais e processos envolvendo grandes corporações e eventuais danos que essas causam ao meio ambiente. Resta saber apenas se efetivamente isso será colocado em prática, ou apenas resultará em uma polêmica momentânea que será tirada de foco após algum tempo.
Fonte - http://www.nature.com/nature/index.html (em inglês )
por Bruno Leonel, estagiário do GEAMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário