17 de dezembro de 2010

Evento em Londrina incentiva redes voluntárias

Nos dias 10 a 11 de Dezembro de 2010, O GEAMA (através do coordenador Prof Dr.Paulo Bassani) participou em Londrina do “Programa de Aprendizagem de Agentes de Desenvolvimento Voluntários como Netweavers de redes comunitárias”. O evento realizado no Hotel Bourbon foi coordenado pelo professor e analista político Augusto de Franco (vide foto). Teve como objetivo dar sustentabilidade às Redes de Desenvolvimento Local - iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Atualmente, moradores de 32 bairros trabalham com a proposta no município. Uma das metas do evento foi de atrair cidadãos interessados em apoiar o surgimento de redes locais, as quais visam mobilizar as comunidades para pensarem, planejarem e executarem ações que possam acelerar o processo de desenvolvimento das localidades.

Estratégia de indução do desenvolvimento local por meio do investimento em capital social, a articulação e animação de Redes Sociais, além de toda fundamentação teórica da metodologia das Redes de Desenvolvimento Local foram alguns dos temas trabalhados.O evento contou com cerca de 70 pessoas, entre professores e pessoas ligadas à ONGs da região.

Redes de Desenvolvimento - As Redes se definem por grupos de pessoas conectadas e interagndo entre si e assumindo o papel de protagonistas do processo de desenvolvimento da localidade em que vivem. Por meio de uma metodologia específica, podem definir o que desejam e traçar um caminho para realizar os sonhos. Nas redes, não há hierarquias e todos interagem horizontalmente como cidadãos, conscientes de que sem cooperação não existe desenvolvimento. O objetivo é deslocar os projetos do foco individual e dividi-lo igualmente entre todos os participantes do grupo.
Por Equipe gestora GEAMA

Um comentário:

  1. Faço parte desta equipe da Rede de Desenvolvimento Local de Londrina. Este treinamento "Netweavers de redes comunitárias" é fundamental para impulsionar nas pessoas o senso de participação política e organização. O objetivo é encontrar pessoas que estão dispostas a promover ações que possam trazer o desenvolvimento ao bairro. Este é um trabalho recompensador, principalmente, quando enxergamos que um trabalho "de formiguinha" feito em conjunto pode mudar o rumo da sociedade.

    Thais Leite
    Comunicadora da Rede de Desenvolvimento Local
    Londrina - Paraná

    ResponderExcluir