19 de outubro de 2010

$wu

A aluna colaboradora do GEAMA, Ana Carolina Luz, compareceu ao festival de música SWU e fez sua análise sobre o evento:

Nos dias 9, 10 e 11 de outubro, aconteceu em Itu, interior de São Paulo, o festival de música SWU. Durante os três dias de evento, passaram pelos palcos do festival artistas de renome nacional e internacional. Ao todo foram mais de 70 bandas e 700 artistas que se apresentaram. O nome do evento é a sigla da frase starts with you, que significa começa com você, em português. O evento teve uma proposta de sustentabilidade. Quis passar a mensagem de que a mudança de hábitos na busca de um mundo mais sustentável começa com você. Porém, terminado o evento, a equipe do SWU tem recebido críticas em relação a algumas contradições observadas. Com tanta gente reunida no mesmo lugar, fica até difícil imaginar a aplicação de ações sustentáveis. Cerveja e refrigerante foram consumidos em copos de plástico, lanches do tipo fast food foram vendidos a preços absurdos; o patrocínio de empresas como Coca-Cola, Heineken, Oi e Nestlé, comprovam que enquanto a proposta inicial foi "economize", a mensagem indiretamente imposta durante o festival foi "consuma!"

O GEAMA entende que o interesse mercadológico prevaleceu e não foi observado o cuidado em relação a sustentabilidade, de fato. Alertamos aqui sobre a importância de colocar em prática o que tanto se ouve hoje em dia a respeito da urgência na mudança de atitude em prol de um mundo que possa se desenvolver mantendo o respeito à natureza e sua preservação.

2 comentários:

  1. Gostei da tua OBS sobre a mensagem indireta que você vez Ana .. muitos Universitários da Uel foram apenas pela farra .. e na verdade a idéia central do evento quase nem foi percebida pelos mesmos ..
    =/ .. como isso é possível né? pleno século XXI e ainda não se coloca em prática o que tanto se discute e se estuda nos meios acadêmicos!

    ResponderExcluir
  2. Sebastião Aparecido de Almeida1 de novembro de 2010 às 11:37

    Parabéns Ana, tudo é valido nessa nossa passagem pela vida. Todos nós ainda vamos ter a oportunidade de ver, ouvir e verificar muitas incoerências com respeito ao meio em que vivemos. Não podemos generalizar, mas, se fala e se pratica o ambientalismo, tal qual os nossos políticos fazem as suas promessas em época de campanha. Não podemos ser céticos, mas acreditar em “Papai Noel, Cegonha, etc...” já era. Temos que sair da verticalidade dos nossos olhares e navegar na horizontalidade de tudo aquilo é possível e crível. Esse evento, tal qual a sua sigla “starts with you”, pretenciosamente da um belo de um “starts” em quem por ventura, possa ter acreditado nesse belo slogan, nada mais que uma frase de efeito, mas sem nenhum comprometimento ético e prático. A única coisa que a maioria dos promotores conseguem agenciar, é a sua ganância desenfreada na busca licenciosa pelo lucro pratico e fácil. Pois o proposto atende a todos os requisitos mais primários daquelas pessoas, ou pelo menos de uma grande maioria delas, sempre estão em busca de libertinagem, aventuras as mais variadas, todas alicerçadas em um único objetivo, beber, farrear sem nenhuma preocupação com nada, muito menos ambiental. E infelizmente, muitos universitários de todos os locais, foram ao evento apenas pelos possíveis excessos, essas festas possibilitam, sem nenhum interesse acadêmico. Ou alguém acredita isso possa existir?...

    ResponderExcluir