Vem aí

                                  GES -2020

          Tema: "A política da mudança climática"
                                  Autor:  Antony Giddens

                          Estudo e debate da obra de Giddens 
          em quatro encontros nos meses de setembro e outubro




            Inscrições e maiores informações em breve







                                  GES -2018





OBS: Em breve estarão abertas as inscrições









GRUPO DE ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS


A fim de dar abertura aos estudos do ano de 2018 convidados a todos os leitores a contribuírem com a discussão do primeiro Capítulo do livro" A desgovernança mundial da sustentabilidade de José Eli da Veiga"

Neste primeiro momento o assunto abordado será da pág. 13 a 43 disponível na pasta 424 do xerox do CESA. A coordenação é por conta da Profa. Dra. Daniela Paiano no dia 28 de Março as 18h30 na sala 404 b (térreo- CESA).


Extensionista Aline Cirilo Caldas



GRUPO DE ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS



Para dar sequência a análise da obra: Meio Ambiente e Responsabilidade Civil do Proprietário, de autoria de Patricia Faga Iglesias Lemos, este encontro encontro teve como ênfase a Parte III – Dano Ambiental: nexo de causalidade e responsabilidade civil do proprietário, capítulo I - danos ao Meio ambiente, sob orientação da Profª Daniela Paiano.

De início, para simplificar a linguagem do Direito para todos os participantes, realizou-se a conceituação do que é considerado dano e posteriormente o que seria o dano ao meio ambiente, no qual se elencou a existência de uma divisão entre dano patrimonial e extrapatrimonial e a subdivisão em objetivo e subjetivo que será classificado de acordo com a violação do interesse atingido.

Um ponto ressaltado com indagações e exemplos na análise, deu-se sobre o limite de tolerabilidade, no qual se colocou o pensamento médio da sociedade em dizer que sendo a propriedade sua, poderá fazer o que bem entender sem considerar a tolerabilidade e os limites estabelecidos em lei.

Encerrou-se o encontro com análise até a p. 142. No próximo encontro o assunto seguinte a ser abordado será o Nexo de Causalidade.

Figura 2 - Convite a participação do encontro do dia 06 de setembro



Extensionista Aline Cirilo Caldas

___________________________________________________________________

O encontro do dia 12 de julho de 2016 do Grupo de Estudos Socioambientais (GES), dirigido pela Profª Daniela Braga Paiano, no Centro de Estudos Sociais Aplicados – UEL, houve a continuação da análise da obra Meio Ambiente e Responsabilidade Civil do Proprietário, de autoria de Patricia Faga Iglesias Lemos, com ênfase no Capítulo II – Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado e Direito de Propriedade.
No capítulo em destaque foi colocado em discussão o direito em possuir uma propriedade e as responsabilidades que o proprietário possui para cumprir o objetivo de galgar um Meio ambiente ecologicamente equilibrado, para que além do usufruto próprio toda a sociedade se beneficie.
Ademais, enfatizou-se o marco da interferência do homem no meio ambiente que se deu na Revolução industrial, bem como o início da percepção dos danos oriundos dessa intervenção na sociedade em geral.  

O encontro contou com a presença de extensionistas do GEAMA, estudantes do Mestrado de Direito bem como outros pesquisadores interessados.

Figura 1 Banner de convocação para o encontro

Extensionista Aline Cirilo Caldas
___________________________________________________________________
No último encontro, 15/06/16, do Grupo de Estudos Socioambientais (GES), dirigido pela Profª Daniela Paiano no Centro de Estudos Sociais Aplicados – UEL, houve a continuação da análise da obra Meio Ambiente e Responsabilidade Civil do Proprietário, de autoria de Patricia Faga Iglesias Lemos, com ênfase no Capítulo II - Função Socioambiental da Propriedade e sua abrangência.

 Nesse capítulo, foi possível destacar o interesse da coletividade sobre a propriedade privada e as formas pelas quais a propriedade deve atingir os objetivos estabelecidos em leis. As discussões realizadas foram de caráter multidisplinar, bastante enriquecedora para todo o grupo.

Por fim, deve-se ressaltar que o direito à propriedade deve cumprir critérios sociais e ambientais para que exista a utilização da qual toda a sociedade se beneficie, resguardando e visando o meio ambiente ecologicamente equilibrado para todos. 

Fonte: Profa Ana Pinheiro


Extensionista Aline Cirilo Caldas

________________________________________________
Na última terça-feira, 15/04/16, realizou-se o Grupo de Estudos Socioambientais (GES) dirigido pela Profª Daniela Paiano no Centro de Estudos Sociais Aplicados - UEL. O encontro contou com uma participação multidisciplinar de estudantes da Graduação e da Pós-Graduação e teve como tema a análise da obra Meio Ambiente e Responsabilidade Civil do Proprietário, de autoria de Patricia Faga Iglesias Lemos, com ênfase no Capítulo II -  Princípios de Proteção Socioambiental.
Dentre os princípios discutidos tem-se: a ubiquidade; o desenvolvimento sustentável; a participação; o poluidor-pagador; a prevenção; a precaução; a função socioambiental da propriedade e a solidariedade intergeracional.
Em suma, os princípios constitucionais de proteção socioambientais são extremamente importantes e vão formar a base da sustentação do reconhecimento do direito ao meio ambiente sadio e equilibrado.



Extensionistas José Vitor Circhia e Aline Cirilo Caldas

_______________________________________________________



No dia 23 de Novembro aconteceu a última edição do GES do ano de 2015. Iniciou-se a reunião com a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante do curso de Direito Victor Jun Itsi Hayashi, com a temática Aquífero Guarani e a implantação do Fracking, suas consequências e impactos ambientais.

Em seguida, a professora Daniela Paiano comentou sobre o seguro garantia ambiental, relacionando ao desastre ocorrido na cidade Mariana, MG.

Por último, ocorreu a discussão dos capítulos 10,11 e 12 da obra Sustentabilidade - O que é e O que não é, de Leonardo Boff (2012).
Boff (2012) ressalta no texto quatro necessidades fundamentais do ser humano, as quais ele denomina de quatro capitais: o capital natural, o material, o humano e o espiritual. Tendo em vista o cenário capitalista em que estamos situados, o autor afirma que não se pode restringir o crescimento econômico e que é, portanto, essencial que conciliemos o desenvolvimento e a sustentabilidade. Ou seja, ao transformarmos o capital natural em capital material, devemos lembrar da importância daquele e respeitar os limites de regeneração dos ecossistemas.
Para que a sustentabilidade aconteça é necessário a formação de uma sociedade humanitária que atenda não apenas as necessidades básicas de saúde e nutrição do individuo, mas a construção do mesmo como ser humano. Tal construção se faz principalmente com o desenvolvimento do capital espiritual, despertando no indivíduo sentimentos de amor, respeito e compaixão. Para isso, devemos utilizar do capital humano, que consiste na cultura, artes e visões de mundo.
As atividades do GES retornam em Abril de 2016.
Referência:
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é – o que não é. Petrópolis (RJ): Vozes, 2012. 200 p.

Descrição: https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/v/t1.0-9/11987127_10205581544593575_3660083275540344933_n.jpg?oh=8b1499864a28806ecdc50813f5041ade&oe=571BE62F&__gda__=1460593051_1eaf0d6248564a971a64fd618fe2038e
Participantes do GES

Descrição: https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/12342283_10205581543833556_619566900003940283_n.jpg?oh=a6e5fe79f4cac5a079662ac3c22365ce&oe=571BC481&__gda__=1461036216_b3e8239e9a5f02b7d71fee831df06a22
Estudante Victor Hayashi.

Descrição: https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xpl1/v/t1.0-9/12313844_10205597550953724_6343588615232842409_n.jpg?oh=01470da59b4b8d12f4b6e72cff5c5a54&oe=56D860B0
Estudantes participantes do GES



Texto elaborado pela estudante extensionista Isabel Vergara, do curso de Ciências Biológicas
Fotos de autoria do estudante de Ciências Biológicas Thiago Takizawa

_______________________________________________________



Dia 26 de Outubro aconteceu mais uma edição do GES no Centro de Estudos Sociais e Aplicados (CESA) da UEL, onde foi discutida a obra Sustentabilidade: O que é - O que não é, de Leonardo Boff (capítulos 7, 8 e 9), sob  a coordenação da Profª Daniela Braga Paiano.

O desenvolvimento do estado espiritual, em busca do equilíbrio entre os homens e o meio ambiente, foi um dos temas abordados na obra. Assim como podemos aprender com os xamãs, estamos energicamente ligados a todo universo e nossas ações por mais simples que sejam surtirão efeito em todo o cosmo. Apenas quando aprendermos a respeitar e viver em sintonia com a Mãe Terra teremos a sustentabilidade.

Foi ressaltado também a ideia do meio ambiente como sujeito de direitos, garantindo por lei que toda flora, fauna e recursos naturais, permaneçam puros e em harmonia. Este contrato natural firma o compromisso que temos com o cuidado da Mãe Terra, em retribuição a tudo que extraímos dela.



 
 Profª Daniela Paiano e Profª Patrícia, da esquerda para a direita.



 
Em primeiro plano, as extensionistas Michely da Silva Bugança (blusa azul), Giovana Bazzo Cavassani (ao lado), Isabel Tejada Vergara (em seguida), Glicia Thalita Carvalho da Silva (próxima à borda do quadro branco).



Prof. Paulo Bassani, à esquerda.


Fotografias: Thiago Takeshi Takizawa

Um comentário:

  1. copos e potes biodegradáveis sao bons tanto para bebidas quentes e frias e descartavel

    ResponderExcluir