Manacá da serra !
O sol voltou a brilhar e o show de cores desta linda árvore-flor.




Vem aí - Aguarde !


Edição 2019 do GEAMA
Tema: "Resíduo Eletro Eletrônico: desafios da modernidade"
Dia: 31 de maio
Local: Anfiteatro do CCH 
Universidade Estadual de Londrina









Edição 2018 do GEAMA


Total: mais de 130 participantes

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI: 













EDIÇÃO 2017


Tema:

Programa internacional cidade mais

PIC MAIS



Data:                                                                                          
6 de Outubro de 2017          

Local:
Anfiteatro do CCH - UEL

Horários:
8:30 às 11:30 hs
14:30 às 17:00 hs

Carga Horária:
12 hs

Inscrições:
15/09 à 03/10

Valor:
R$ 20,00

Faça sua inscrição aqui: GEAMA EDIÇÃO 2017



____________________________________________




EDIÇÃO 2016

Mesa de diálogos sobre experiências em Educação Ambiental e seus contextos de realização em diversas organizações locais e regionais de Londrina

Contamos com a sua presença!


Faça a sua inscrição aqui

Inscrições pelo nosso Blog até o dia 29/06, às 17 h. 
Dia 30/06, as inscrições novas serão feitas somente no evento.

Acompanhe a lista de palestrantes das mesas de diálogos nas postagens atuais do nosso Blog

______________________________________________

EDIÇÃO 2015

A abertura da edição GEAMA 2015 será no dia 05/05/2015
Horário: 14:00 h
Local: CCH - Sala de eventos do CCH
O tema da edição deste ano é  
"OLHARES AMBIENTAIS: 15 ANOS DE AGENDA 21"
Contamos com sua presença!


________________________________________________

 ENCERRAMENTO DA EDIÇÃO 2014 

dia 07/11/2014 as 14:00 no cch - uel


IMAGENS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL LOCAL


Por: Profa Dra Patrícia de Oliveira Rosa da Silva


É inegável que nas duas últimas décadas, as questões que norteiam a geração e a gestão dos resíduos sólidos tornaram-se de grande relevância para a sociedade como um todo. Pautar este assunto na Educação Básica, mais do que nunca, é um tema muito bem-vindo. Esta palestra informa sobre as imagens midiáticas, elaboradas por diversos segmentos sociais, entre eles, citam-se ONG, governo federal, bem como imagens de estudantes da escola na qual o projeto de pesquisa “A elaboração do significado de conservação ambiental por estudantes do Curso Técnico em Meio ambiente: um estudo na perspectiva da multimodalidade semiótica” foi desenvolvido. A discussão que envolve os resíduos sólidos vem permeada de, pelo menos, dois discursos ecológicos: o discurso ecológico oficial (DEO) e o discurso ecológico alternativo (DEA). O trabalho analisa que tipo de discurso mais predomina no consciente coletivo das pessoas e indica estratégias de alfabetização visual na criação de novos signos, a fim de que a Educação Ambiental se efetive em prol da redução de danos provocados pela má gestão dos resíduos sólidos.


____________________________________________


7. ENCONTRO DA EDIÇÃO 2014 "PROJETO EDIFICAR - ARQUITETANDO SONHOS".



Encontro realizado no auditório do anfiteatro do Colégio Londrinense.
O primeiro palestrante foi o Professor Julio Cesar Filla, com a palestra “Aperfeiçoamento do uso de materiais alternativos na confecção de construção sustentáveis”, tendo como alternativa e foco da palestra o uso do paver.
Os pavers são peças pré-moldadas de concreto, sendo ideais para o uso de praças, ruas estacionamentos, pátios, etc. O paver possui um viés ecológico e já é utilizado em larga escala por muitos outros países. Aqui na cidade de Londrina, os resíduos sólidos provenientes de construções são destinados a uma empresa que os recolhe e os utilizam para sua reciclagem, cujos novos materiais possuem um preço inferior destes, tendo em decorrência a possibilidade de aplicar este material para a produção de componentes de menor custo, e com isto, viabilizar a execução de edificações voltadas ao segmento de baixa renda. Estes resíduos sólidos reciclados seriam então transformados em pavers, através do processo do tipo “dormido”, que é de fácil manuseio e facilmente produzível por moradores dos bairros, produzindo tais peças em mutirão.
Em seguida palestrou a professora Carolina Alves do Nascimento Alvim com sua pesquisa “Captação de água da chuva para fins não potáveis”, cujo objetivo principal é construir um protótipo de material reciclável para a captação de água da chuva em residências de baixa renda, podendo ser para uso humano ou para irrigação de hortas e descargas.
A água da chuva, nas palavras da professora, ainda hoje é muito mal aproveitada por toda a população, mas é importante observar que sua captação, se produzida em larga escala, poderia aumentar o abastecimento existente de água a um custo relativamente baixo, e passar para comunidades a responsabilidade de gerenciar seu próprio abastecimento. A pesquisa trabalhada pela professora também baseia-se na análise da água da chuva através de análises laboratoriais. Ela conta da experiência do ensaio de uma coleta dos 15 primeiros minutos de lavagem, objetivando indicar a quantidade total de queda da água para fins de pesquisa. Outro objetivo do projeto seria analisar os projetos executivos do edifício da Engenharia Civil, da Faculdade Unifil. Para projetos futuros, a professora comenta em ampliar este sistema em 3.
E por fim a palestra da professora Adriana Macedo Patriota Faganello, com a palestra “PROJETO EDIFICAR - ARQUITETANDO SONHOS".
O projeto Edificar é provido pela Unifil, que visa alternativas para o déficit habitacional da comunidade de Londrina, construindo casas para famílias de baixa renda. O custo destas produções é reduzido, priorizando tecnologias e matérias primas sustentáveis, como por exemplo, o uso da tecnologia Light Steel Framing.
Light Steel Framinn, traduzindo, significa estruturas leves de aço, que é exatamente o tipo desta construção. O LSF é classificado como um sistema de construção a seco e sua estrutura F é formada por perfis de aço cortados e dobrados. Os materiais utilizados para o isolamento antes eram o de lã de rocha ou a lã de vidro, mas agora há uma nova tecnologia desenvolvida no Chile da lã de pet: muito mais maleável e sustentável.
Há inúmeras vantagens, sendo viável em vários fatores como racionalização de materiais, controle na execução, qualidade na construção, agilidade na obra, otimização da mão de obra, possibilidade de ampliações, baixo custo em manutenção, entre outras. A professora Adriana Fraganello demonstra então, tanto de forma prática quanto teórica, ser o LST uma nova tecnologia de extrema importância para o futuro das construções.
Ainda, mão de obra utilizada na construção das casas foi feita pelos alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da faculdade, fazendo com que haja uma integração e uma conscientização dos recursos naturais e senso de fraternidade entre os estudantes.
A primeira casa entregue pelo projeto foi em 2008 - uma casa de 57m2, localizada noassentamento no Jardim Monte Cristo. Em 2009, houve uma segunda casa, com 45m2 e em 2010 a terceira de 20m2, aplicando tecnologia social como o aquecedor de garrafa pet e manta térmica de caixas tetra pak. Em 2011 e 2012, houve as duas últimas casas construídas pelo projeto edificar.
É importante mencionar que boa parte destas casas foram oriundas de doações de móveis e outros objetos. É visível o alcance prático do projeto Edificar, com medidas socioambientais e ferramentas sustentáveis, como por exemplo o aquecedor de garrafa pet ou lâmpadas de garrafa pet, e uma bomba manual para o aproveitamento de água da chuva, projeto que está sendo desenvolvido por um dos alunos da Faculdade.
Outras ideias estão sendo desenvolvidas, como um tratamento de esgoto sanitário nos próprios quintais destas residências e construções de imóveis e móveis, sendo o bambu utilizado de matéria prima.

Finalizando, houve o tempo para perguntas e breves comentários do Professor Paulo Bassani a respeito da responsabilidade das Universidades em possuírem e propagarem um saber ambiental entre os demais da sociedade, tendo em seguida um coffe break para os palestrantes e convidados.

______________________________________


6° Encontro GEAMA 2014 - Palestra “Os modelos de negócios e as demandas de sustentabilidade – Reflexões sobre os apontamentos de Porter”

Encontro realizado na FAAT no dia 18/09/2014 

Palestrante: Prof. Me. Ewerton Taveira Cangussu

Michael Porter é considerado um dos mais conceituados especialistas em estratégia de organizações.. Porém, poucas empresas realmente integram as questões sociais e ambientais em sua estratégia, de maneira a reforçar a vantagem competitiva para o negócio, um negócio que tenha marcas sustentáveis.
Segundo Porter, é possível destacar três fases na história da responsabilidade social empresarial. Na primeira fase, as organizações precisavam reagir às pressões exercidas pela sociedade através de campanhas em defesa do meio ambiente ou contra a discriminação racial, pó exemplo. Na segunda fase, a qual vivemos atualmente, as ações as empresas praticam ações de filantropia, havendo também uma grande preocupação com a imagem percebida pelo cliente da empresa. A terceira, que se inicia agora, é representada pela responsabilidade social estratégica. Segundo Porter, a empresa precisa descobrir onde os impactos de suas atividades são substanciais e quais os ambientes externos que a afetam.
Para Porter, incorporar a responsabilidade social à estratégia significa incluir a dimensão social à proposta de valor da empresa. Salienta em suas pesquisas que as organizações acabam por perder dinheiro ao não enxergarem a responsabilidade corporativa como um ponto realmente estratégico na gestão.
Prof. Everton Cangussu, palestrante, destacou estas e muitas outras características do mundo moderno e as tentativas .de encontrar o rumo da sustentabilidade.







______________________________________


5° encontro do GEAMA 2014 - PALESTRA: TEORIAS ÉTICAS E A PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

O encontro ocorreu no dia 22 de agosto na PUC de Londrina.

De acordo com o palestrante da noite, o Prof. Dr. Geovanne Bressan Schiavon: " Os grandes pensadores vem refletindo sobre a condição humana e sua relação com os outros seres e objetos. Nesse passo a filosofia estabeleceu a "razão" como conjunto simbólico que faz a mediação entre o sujeito e o conhecimento. Então, temas como gestão do lixo, aquecimento global e regime jurídico das águas podem e devem ser tratados a partir da discussão ética".



Obrigada pela presença!


______________________________________

4° ENCONTRO DA EDIÇÃO GEAMA

No dia 13 de junho aconteceu na PITÁGORAS mais um encontro da edição 2014 do GEAMA o tema foi "PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE UTILIZADAS NA INDÚSTRIA CONFEPAR –  LONDRINA " 

A professora Cristiane Silveira compartilhou suas dificuldades em implantar a coleta seletiva na CONFEPAR por conta da falta de conscientização das pessoas. No momento atual, a coleta é realizada de forma adequada e as pessoas tomaram mais consciência a respeito de sua responsabilidade com esta prática, e existe também um diálogo com a associação dos moradores do bairro.



Cristiane Silveira trabalha na CONFEPAR- Londrina e é professora na faculdade Pitágoras.





______________________________________

GEAMA realiza 3º Encontro da EDIÇÃO GEAMA 2014.

      Nesta última sexta-feira (30/05) foi realizado na UNOPAR o 3 º Encontro da EDIÇÃO GEAMA 2014. Neste encontro contamos com a participação do Prof. Dr. Roger Domenech Colacious, do Departamento de História da UEL, que ministrou uma palestra sobre "Mudanças Climáticas e suas Controvérsias Científicas".

    O Prof. Dr. Roger D. Colacious propôs uma análise das controvérsias referentes à construção do fato científico "mudanças climáticas" entre os anos de 1970 a 2005, tendo como hipótese norteadora a noção de que a política foi um elemento definidor dos debates ocorridos sobre este tema. Nos foi apresentado que nesses trinta e cinco anos tiveram três eixos temáticos discutidos sob a denominação de mudanças climáticas: aquecimento global, degradação da camada de ozônio e o inverno nuclear.

       Nós da equipe gestora do GEAMA agradecemos pela presença do Prof. Dr. Roger e pelos conhecimentos transmitidos à todos os presentes.


















______________________________________


  •  GEAMA realizou no dia 25/04 o 2º Encontro da EDIÇÃO GEAMA 2014



        O 2º Encontro da EDIÇÃO GEAMA  2014, ocorreu na UEL e contou a presença ilustre de João das Águas, que trouxe para enriquecer nossos conhecimentos um debate sobre um "Sistema Sustentável de Gestão Pública Compartilhada".
























______________________________________

GEAMA abre com palestras programação de 2014 


Agência UEL 






Com duas palestras sobre sustentabilidade, começou hoje (28) a programação 2014 do Grupo de Estudos Avançados Sobre Meio Ambiente (GEAMA), que este ano terá como temática central “Práticas sustentáveis locais: conhecimento e avaliação". As palestras de abertura foram realizadas no Anfiteatro Maior do CCH, com o agricultor Adrian Saegesser e o educador ambiental, Daniel Stédile. A programação completa deste ano pode ser conferida no endereço www.geamauel.blogspot.com.br.



O coordenador do Geama, professor Paulo Bassani, informou que a proposta é percorrer Universidades e Faculdades de Londrina com palestras e debates sobre práticas sustentáveis. As palestras são mensais e serão realizadas até novembro, totalizando sete conferências. Segundo o professor, a proposta é multiplicar as práticas sustentáveis e verificar os novos padrões de produção e consumo, visando também novas práticas de sustentabilidade. O evento é realizado em parceria com a Unopar, PUC, Faculdade Arthur Thomas (FAAT), Unifil e Faculdade Pitágoras.



O Geama está completando 12 anos de estudo e pesquisa sobre a temática ambiental. O grupo atua de maneira interdisciplinar, com ênfase nas relações entre meio ambiente e sociedade.



Participaram da abertura a promotora do Meio Ambiente de Londrina, Solange Vicentin, o vereador Mário Takahashi, presidente da comissão de meio ambiente do Legislativo, a diretora de Planejamento e Apoio a Projetos da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Cristiane Medina, o vice-chefe de Departamento de Ciências Sociais da UEL, Rosivaldo Pelegrine e o vice-diretor do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) da UEL, Ariovaldo Santos. 


______________________________________


GEAMA  abre as inscrição para a EDIÇÂO GEAMA 2014 - "Práticas Sustentáveis Locais: Conhecimento e Avaliação"


A Edição 2014 do GEAMA tem como objetivo conhecer, divulgar e avaliar as iniciativas sustentáveis em Londrina e região. Com a contribuição das Instituições parceiras, com a UEL e todos os envolvidos pretendemos aprofundar e entender melhor as práticas em curso. Quais seus alcances e quais suas limitações.



Um comentário:

  1. Vamos juntos. Espero participar de quase todos os encontros.

    ResponderExcluir